Rede de ILPF nordestina promove debate no Recife

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife, vinculada à Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), sediou, no último final de semana, Reunião Técnica da Rede Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), no âmbito da Embrapa, para a Região Nordeste do Brasil.

O debate teve como foco o projeto em rede de transferência de tecnologia sobre ILPF executado por centros de pesquisa da Embrapa no Nordeste e coordenado pelo pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), José Henrique de Albuquerque Rangel. Na ocasião, aconteceu um seminário técnico, no qual foram apresentadas e amplamente discutidas as ações, oportunidades e entraves da rede; e uma oficina de planejamento das ações para o biênio 2017/18.

O projeto em rede “Transferência de Tecnologia em sistemas de iLPF nos estados de CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA”, iniciado em 2015, tem como objetivo desenvolver ações e estratégias que contribuam para disseminação de conhecimentos e promovam a adoção de tecnologias relacionadas à intensificação sustentável de sistemas de integração de produção animal e vegetal naqueles estados.

Uma das principais ferramentas utilizadas é a implantação, monitoramento e divulgação de Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) conduzidas sob sistemas ILPF nos diferentes estados. A Embrapa Solos UEP Recife possui duas URTs implantadas em parceria com a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Universidade Federal da Paraíba e Embrapa Algodão (Campina Grande-PB), nos municípios de Alagoinha e Umbuzeiro, ambos na Paraíba.

A pesquisadora Salete Alves da Moraes (Embrapa Semiárido) é a coordenadora do Projeto ILPF para o semiárido. Já existe uma URT instalada no município de Dormentes-PE, atuando na conservação da caatinga, no uso racional da água e manejo do solo. Em breve, o ILPF será instalado em Garanhuns-PE.

.O evento contou com a participação de 19 representantes da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), Embrapa Algodão e Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), além da Embrapa Solos.

Ascom Embrapa

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário