Rede municipal de educação de Petrolina utiliza projetores interativos nas salas de aula

Dinamizando o atendimento pedagógico com a inserção de tecnologias digitais, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, já entregou mais de 100 projetores interativos nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade. O equipamento já começou a ser utilizado nas salas de aula de maneira atrativa e diferenciada, oportunizando aos alunos e professores mais uma opção na maneira de aprender e aplicar os conteúdos, respectivamente.

Para a utilização dos projetores interativos, foi realizada no mês passado uma capacitação no Centro de Convenções, organizado pelo Núcleo de Tecnologia da Secretaria de Educação (NTE) e repassado pelos profissionais da Epson. Na formação, foram demonstradas as características do equipamento e o manuseio correto, a forma de realizar manutenção preventiva, a instalação do programa para calibragem da caneta e as funções educacionais do equipamento. Participaram da capacitação 81 profissionais, entre equipe gestora, técnicos do NTE, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e professores da rede escolar.

O CMEI Prof.ª Maroquinha no bairro Areia Branca é uma das unidades escolares que já receberam o projetor. No local são atendidas mais de 500 crianças de 4 a 6 anos, em dois turnos distintos. De acordo com a vice-gestora do CMEI, Tattiana Magna Ribeiro, o equipamento é mais uma ferramenta de inclusão digital na educação. “Os projetores tem o objetivo de trazer para a sala de aula os assuntos de forma dinâmica e atrativa e, também, otimizar o trabalho do professor. O instrumento tecnológico contribui ainda no planejamento, nas reuniões e formações da equipe gestora”, expressou Magna, que acrescentou ainda que o equipamento é de fácil utilização.

A professora do 1° ano do Ensino Fundamental, Suzana Celestina da Silva, avaliou a importância da inserção do instrumento tecnológico no favorecimento do trabalho de ensino-aprendizagem. “Hoje, as crianças já usam computadores em casa. Já possuem acesso à internet, e na sala de aula esse contato interativo e digital trará muitos benefícios. É uma maneira lúdica de ensinar. As crianças participam, ficam concentradas e transformam a monotonia da aula num momento divertido”, opinou.

A secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, definiu a aquisição dos projetores como uma inovação para a rede educacional do município. “Nosso desafio é melhorar o que já temos e trazer a escola cada vez mais para o mundo tecnológico e contemporâneo. Implementamos algumas ações e agora começamos a ter o feedback dos educadores, por ter esse instrumento na escola, que avançou e melhorou a realidade mudando a estratégia de ensino e valorizando o profissional de educação”, relatou.

O equipamento possui sistema de projeção de curta distância e de interatividade que permite controle da imagem projetada a partir de uma caneta eletrônica de alta resolução. Essas tecnologias permitem a inovação dos métodos de ensino nas escolas da rede municipal.

Texto: Élida Maria

Foto: Marcizo Ventura

 Blog do Banana

 

Deixe seu comentário