Região ganhará em breve empresa de vistoria e inspeção veicular

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

DSCN3557A implantação de uma empresa de vistoria veicular está em andamento na região do vale do São Francisco desde 2011. O empresário Ubiratan Correia, iniciou a quase dois anos todo o processo de criação da Petrinsvel – Petrolina Inspeção de Segurança Veicular LTDA que já está com a estrutura física praticamente pronta localizada na BR-428, na saída para o Recife.

Correa revela que aguarda somente a fiscalização do Inmetro e um financiamento bancário para comprar os equipamentos da empresa e assim iniciar o trabalho na região.

“Desde agosto de 2011 que estamos trabalhando na implantação da empresa, mas a burocracia atrapalha e atrasa todo o nosso planejamento. Entretanto estou aguardando a vinda dos técnicos do Inmetro que virão do Rio de Janeiro fiscalizar, analisar, aferir o nosso empreendimento e também a liberação de uma linha de crédito operada por um banco federal para adquirirmos os equipamentos necessários ao funcionamento da empresa”, disse Ubiratan.

Depois do processo de fiscalização do Inmetro, Ubiratan conta que é esperar o credenciamento da empresa em Brasília para iniciar o trabalho. O empresário informa que a Petroinsvel fará um serviço que é obrigatório e que só pode ser feito atualmente ou em Feira de Santana ou em Caruaru, as duas cidades mais próximas de Petrolina. Esses gastos com viagem deixarão de ser feitos com o funcionamento da empresa na região.

“Faremos vistorias e aferições de veículos. No caso de mudança de característica do veiculo, por exemplo, um caminhão que se transforma em caminhão caçamba muda sua característica e, portanto, tem que passar pela vistoria e aferição todas as vezes que for feita as modificações”, explicou Ubiratan Correa.

O serviço é exigido também em veículos que fazem transporte alternativo, transporte escolar, para mototaxistas e motofretistas. “Juazeiro da Bahia já cobra essa aferição para mototaxistas e motofretistas e Petrolina deverá fazer isso também, até porque é uma exigência legal”, declarou o empresário.

Correa conta que a aferição é necessária para dá segurança e garantia a condutores e passageiros que o veículo está em perfeitas condições de circular. “A aferição é uma segurança para quem utiliza, por exemplo. o transporte escolar ou o transporte alternativo. Só com a vistoria que podemos saber se a frenagem ou suspensão do veiculo estão em ordem e se está em perfeito estado de uso para garantir segurança”, explica Ubiratan.

No caso de mudança de característica do veículo, a aferição existirá sempre que for feita alguma alteração. “Qualquer transformação existente tem que passar por aferição, para saber se a transformação é segura”, complementou o empresário. Em alguns municípios, o prazo para a exigência da vistoria e aferições é uma vez por ano.

“O custeio inicial para esse investimento é R$ 500 a 700 mil, podendo a chegar ao final a quase R$ 2 milhões. Qualquer transformação que for feita no veiculo, este tem que passar por aferição. Já estamos fazendo a parte da estrutura física da empresa e aguardo o crédito bancário para adquirir os equipamentos. Estou trabalhando para a empresa prestar serviço o quanto antes”, concluiu Ubiratan Correa.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário