Reunião discute problemas do Samu e propõe soluções para melhoria no atendimento

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A situação do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência em Petrolina foi tema de uma reunião na manhã desta terça-feira, na Câmara Municipal de Petrolina, onde estiveram reunidos os membros da Comissão de Saúde, Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. O encontro foi marcado pela vereadora Cristina Costa (PT), que em sua pauta apresentou uma série de reivindicações dos servidores do Samu e da população.

“Achei positivo. São inúmeras as denuncias que são colocadas pela imprensa, também são inúmeras as denuncias trazidas para o nosso gabinete, à Câmara de Vereadores e o papel do vereador é fiscalizar. Então primando pela ética e pela verdade nós aprovamos esse requerimento e solicitou a presença da secretária de saúde. Isso foi importante para a gente também conhecer o Samu, como funciona e visão da Secretaria de Saúde sobre o serviço”, avaliou Costa.

O ponto de crucial para a convocação, segundo a petista, foi identificado a partir do número reduzido de ambulâncias para o atendimento da população, fato que intensificou desde o ultimo final de semana. A causa principal é a falta de uma oficina autorizada para a manutenção dessas viaturas, que precisam ser deslocadas para Feira de Santana. Segundo a Secretária de Saúde, Lúcia Giesta, o Ministério da Saúde faz a licitação em nível nacional e envia as unidades para os municípios que nem sempre contam com os serviços mecânicos. Durante as suas intervenções, a presidente do Sindsemp, Wildes Mariléia, cobrou melhorias na base do Samu em Petrolina e uma reorganização na distribuição dos plantões extras entre os funcionários, com comprovação documental da dispensa do servidor escalado.

“Nós fomos convidados para fazer um balanço do Samu, dos problemas que tivemos na ultima semana com relação a uma empresa, que apesar de ter vencido a licitação estava oferecendo algumas dificuldades para concerto de algumas das nossas viaturas e alguns encaminhamentos foram dados. Inclusive estamos com outra oficina emergencialmente. Estamos solicitante junto ao Ministério da Saúde a renovação da nossa frota e estamos aguardando o posicionamento do ministério”, explicou Giesta.

Ao final da reunião todos se mostraram satisfeitos com os encaminhamentos. Os vereadores presentes garantiram que vão auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde a adquirir os recursos de um convênio feito com o Governo do Estado e que desde 2004 não tem os recursos repassados para Petrolina. O Sindsemp espera que a secretaria esclareça a situação junto aos trabalhadores do Samu e solicitou melhorias nas instalações da base de operações, visando o conforto dos funcionários.

“O que secretária em resumo nos traduziu é que não tem condições financeiras de manter o Samu nas condições que são postas e algumas dificuldades com a empresa na manutenção dos veículos. Em relação ao que propusemos e que a vereadora disse aqui que será colocado o pedido do estado possa quitar a dívida que tem com município para que esse recurso possa ser revertido nas condições oferecidas, bem como também o leilão das ambulâncias. Deixamos ainda claro que precisa ser democratizada todas essas informações para que o servidor ciente do que está acontecendo possa também encaminhar as soluções. Acreditamos que essa reunião foi bastante propositiva”, definiu Wildes Mariléia.

Fonte:  Grande Rio FM

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário