Ruas da Areia Branca recebem mais uma intervenção do Programa Tudo Limpo

Mais uma ação de intervenção pública foi realizada no bairro Areia Branca. O trabalho de limpeza consistiu na retirada de lixo entulho despejado irregularmente por populares nas ruas laterais ao Detran e Escola Adelino Almeida. A intervenção aconteceu na última sexta-feira (17), com o apoio de máquinas retroescavadeira e caçambas.

Desde que foi iniciado, em 2010, o Programa Tudo Limpo vem realizando intervenções diárias no local, a fim de manter a área limpa e ao mesmo tempo conscientizar a população sobre o local correto para despejo do lixo. Segundo o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha, o local é culturalmente demarcado para o recebimento dos resíduos deixado por carroceiros e caçambeiros, mas essa é uma ação proibida.

“A área que serve de depósito de lixo para os carroceiros e caçambeiros, na verdade trata-se de ruas. Realizamos limpeza periódica do local e buscamos conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos, mas ainda temos um caminho a percorrer no sentido de reforçar cada vez mais esse apoio. No dia dessa limpeza, mesmo com as máquinas trabalhando, carroceiros continuavam despejando lixo e isso precisa ser mudado”, explicou o secretário Ricardo Rocha. Para dispor da maneira adequada dos resíduos, a Prefeitura de Petrolina mantém parceria com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) que recebe diariamente, e de forma gratuita, materiais que são destinados ao aterro ou à reciclagem, como restos de poda e construção.

Terrenos baldios

Quanto aos terrenos particulares não-edificados, frequentemente alvos de despejo inadequado de lixo, de acordo com a Lei Municipal nº 907/98, os proprietários são obrigados a murar suas áreas. Em caso de descumprimento do disposto da Lei, o dono do terreno poderá ser notificado por meio das secretaria de Infraestrutura e Ordem Pública, tendo um prazo de 30 dias para iniciar a construção do muro e até 60 dias para concluí-la. Caso o proprietário não respeite a decisão, há possibilidade de aplicar auto de infração, com multa. No caso específico de limpeza nesses terrenos, é também de responsabilidade do proprietário realizar o serviço.

Fonte: Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário