Sábado de orientação e combate a Hanseníase na AME do Jose e Maria em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNa manhã desse Sábado (27) a Secretária Municipal de Saúde de Petrolina através da sua vigilância em Saúde e da equipe multiprofissional da AME do José e Maria realizou mais uma ciclo de ações voltadas para o combate a Hanseníase no município.

Ao todo o evento contou com a participação de vários profissionais especializados como médicos, enfermeiros, técnicos e toda equipe de apoio da unidade que se engajaram nas atividades durante todo o dia.

O coordenador do programa de Hanseníase e técnico em epidemiologia, Francisco Freitas, deu início as atividades e convidou os comunitários do José e Maria a buscar a unidade de saúde para saberem mais sobre manchas suspeitas na pele e também serem orientados sobre a Hanseníase.

“É importante que cada pessoa que tenha qualquer mancha suspeita na pele procure imediatamente o médico na unidade de saúde, a Hanseníase tem cura, mas precisar ser tratada com antecedência”, explicou Francisco.

Maria Thereza é aposentada e moradora a dez anos da comunidade do Jose e Maria e assim que soube da ação de combate a Hanseníase na AME, buscou logo a equipe de profissionais.

“Tenho essa manchinha no braço, vim logo para a unidade, e que bom que meu diagnostico não tem nada relacionado com a Hanseníase, já tive caso dessa doença na família e o importante é tratarmos mesmo direitinho e tomando todos os medicamentos”, disse a aposentada.

A médica Adriana Arcanjils explica que a hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. “A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente nos serviços de vigilância em saúde, e em Petrolina há várias campanhas de combate a doença”, finalizou.

ASCOM-Saúde

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário