Salão de Turismo do Vale tem primeira edição elogiada por quem expôs, apoiou e pelo público que surpreendeu os organizadores

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
O PORTAL TRIBUNA NORDESTE ouviu de todos que foram conhecer o Salão que o evento veio para ficar.

Foram quatro dias intensos, com grandes surpresas, conhecimento e satisfação em mostrar que a rota turística do Vale do São Francisco tem atrações para todo tipo de turista e os atrativos são de se conhecer e não esquecer jamais.

Esse sentimentos ficou nítido na realização certeira do 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco. Como fez questão de frisar Sérgio Martins, integrante do comitê organizador do evento, o sucesso o Salão do Turismo só foi possível, graças aos empresários, instituições e ao público que do primeiro ao último dia, era só elogios para a programação que ocorreu entre 19 e 22 de maio.

“Esse sucesso todo a gente só tem a retribuir a vocês que apostaram que daria certo e deu muito certo. Nós, do comitê organizador, só fomos os condutores dessa realização tão importante para alavancar de vez essa nossa rota de tantas atrações”, salientou Martins.

Outro a falar no encerramento neste domingo, foi um dos idealizadores do Salão, o funcionário público e agitador turístico, Gilberto Pires. Junto com Luciano Correia, Cinthia e Sérgio, viu tornar realidade o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco.

“Foi tudo feito com muito cuidado e satisfação. Não tenho do que reclamar, só a agradecer essa presença dos amigos expositores, de todo o público que abraçou de verdade nosso Salão de Turismo”, declarou.

ESTANDES DOS MUNICÍPIOS

Arcoverde, Petrolina (anfitriã), Juazeiro/BA (sede do próximo Salão do Turismo em 2023), Dormentes, Sento Sé/BA, Campo Formoso/BA, Curaçá/BA e São Raimundo Nonato/PI, acreditaram na realização do Salão do Turismo. Conversamos com o secretário de Administração de Sento Sé, Juvenilson Passos que reafirmou o apoio da prefeita Ana Passos ao evento e só teve elogios à  mostra. E Sento Sé teve um dos estandes mais bonitos do evento.

“Não só estamos juntos nessa realização como apoiaremos com a presença novamente em 2023. A prefeita Ana não mediu esforços para apresentar nossa cidade da melhor forma e integrando aos demais municípios do Vale do São Francisco”, disse o secretário.

Prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti foi expositora, incentivadora e prestigiou pessoalmente o Salão. Ela aproveitou para convidar a todos que fossem à capital da caprinovinocultra de Pernambuco, quinto maior rebanho do Brasil, pois em julho tem um dos principais eventos de celebração dessa riqueza que é a Caprishow que retorna em 2022.

“Nossa festa e feira que é a Caprishow voltam e não teria lugar mais oportuno para convidar o público presente no Salão do Turismo para prestigiar nossa festa e conhecer nossa cidade que sou suspeita pra falar. Mas, espero vocês em nossa festa que volta após dois anos de pandemia e vai vir com ainda mais atrações”, disse Josimara.

O assessor de cultura e turismo da secretaria de Cultura e Turismo de Juazeiro/BA, Edevaldo Francioli fez o lançamento da segunda edição do Salão do Turismo que será na vizinha cidade baiana.

“Nosso potencial turístico é rico e atrativo e ano que vem, a prefeita Suzana Ramos vai disponibilizar nossa equipe e fazer ainda melhor do que esse primeiro Salão. Ela já se comprometeu em manter esse Salão do Turismo com ainda mais potencial. Esse é um evento que chegou para ficar”, concluiu Franciioli.

EMPRESAS

O queridinho’ do Salão do Turismo do Vale 2022 esteve marcando o sucesso do estande Vale Vinhedo das Vitivinícolas Tropical, Terroir e Garziera, localizadas nas cidades de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista que juntos com Casa Nova e Curaçá/BA, formam o segundo maior polo produtor de uvas, vinhos e os produtos do segmento, no país.

As vinícolas apresentaram os vinhos finos, suco natural, espumantes, que são sucesso internacional. Mas, vinho na latinha, esse foi a novidade que a Vitivinícola Tropical, de Santa Maria da Boa Vista, levou para o evento turístico.

Os frisantes na latinha ‘bombaram’ como já pontuamos aqui, mais uma tacada certeira do pioneiro de todo esse rico polo produtor, o enólogo, empresário e ex-prefeito de Lagoa Grande, Jorge Garziera. E em 30 dias, o frisante e vinho na latinha chega de fato ao mercado em geral.

Outro estande que não parava sem ninguém foi o do Botequim Cachaçaria, de Remanso/ BA. E  suas cachaças diferenciadas, também foram uma atração à parte.

“Valeu muito sairmos de Remanso e vir apresentar nosso produto. Nós estamos satisfeitos”, disse Jane, empresária que comanda a cachaçaria junto com o marido e a filha.

SERTÃO DAS ARTES

No espaço dedicado ao talento manual de transformar objetos que muitas vezes vão para o lixo, era outro ‘point’ do evento. O artesanato com as artesãs da região, tive vez também um ilhar diferenciado do público que visitou o Salão nos 4 dias de mostra.

Na Associação Sertão das Artes, a mostra apresentou o trabalho de18 artesãs que fazem verdadeiras obras de arte. O espaço do artesanato foi uma ideia da presidente da AGE Petrolina, Patrícia Souza, que tem incentivado a organização das artistas com promoção de feiras de artesanato e a presença em eventos tradicionais e os que chegarem na cidade.

Nas apresentações culturais e artísticas do evento, a organização foi do Sesc/PE, e um dos principais símbolos de Arcoverde, o samba de coco, abrilhantou o encerramento da programação.

O ‘Coco das Irmãs Lopes’ trouxe esse atrativo cultural que é a cara de Pernambuco, além de Arcoverde também ter um dos eventos de São João mais conhecidos e visitados do Nordeste.

“A gente convida o povo do vale e região para nos visitar e aproveitar nossa festa com atrações nacional, mas como muita cultura e tradição e valorização de nossos artistas. Todos serão bem vindos”, registrou um dos promotores do estande de Arcoverde.

(Tribuna Nordeste).

Related Posts