Salgueiro debateu fortalecimento da cultura regional na 2ª Conferência Municipal

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageSalgueiro sediou no último sábado (3) no auditório do Spaço Fest, um amplo debate em torno da 2ª Conferência Municipal de Cultura que teve como um de seus objetivos propor estratégias de articulação e cooperação institucional que dinamizem a participação e controle social na gestão das políticas públicas para consolidação do Sistema Municipal de Cultura. Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, o evento reuniu representantes do governo municipal, vereadores, representantes de diversos segmentos culturais e sociedade civil.

Ao se pronunciar, o prefeito Marcones Sá, fez uma reflexão sobre vários aspectos, apontando o sentimento coletivo em relação à cultura. “Muitas pessoas costumam destacar que determinada cultura morreu. Na verdade não morre, cultura é a forma de viver do povo, de se alimentar, de expor suas artes nas diversas linguagens. Cultura também se transforma, mas é importante fortalecer o movimento de raiz”, argumentou.

Ele citou o movimento do Festival da Sanfona, das festas culturais e rodas de sanfona, como exemplo de iniciativas que reacendem em Salgueiro o movimento da sanfona de oito baixos que estava em processo de extinção.

Outro ponto abordado pelo gestor é o grande desafio de quem faz cultura de base, a partir das camadas mais humildes da população, mesmo considerando que o grande gargalo é financiamento. “Cultura é um grande desafio porque não tem determinação constitucional e não tem dinheiro reservado para esse espaço”, disse. A conferência, avaliou o prefeito, foi um dos pontos chaves para entender como buscar a sobrevivência e o crescimento desse espaço.

O diretor de Articulação Institucional da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Claudemir Souza, fez uma explanação sobre os quatro eixos temáticos: Implementação do Sistema Municipal de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento, que segundo ele, os eixos tiveram como objetivo fazer uma discussão sobre uma política pública de cultura como um desafio que está se montando nas esferas públicas.

Veja os nomes dos delegados eleitos:

César Souza- Músico e artista plástico

Aércio Baggio – Músico

Maria de Lourdes(Lurdinha) de Conceição das Crioulas – Artesã

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário