Salgueiro: Prefeito participa de Seminário do PNAIC e anuncia reajuste do piso de professores em 2014

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageO prefeito Marcones Libório de Sá participou na última terça-feira (17) no auditório do Spaço Fest, do Seminário Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com o tema ‘Socializando Fazeres e Saberes’, com o objetivo de prestar contas e socializar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais, em virtude da formação oferecida pelo Ministério da Educação (MEC). A solenidade reuniu diretores, coordenadores, alunos e professores alfabetizadores, além da secretária de Educação, Fátima Monteiro, a coordenadora do Pnaic, Socorro Monteiro.

Ao falar sobre a proposta do PNAIC Socorro Monteiro ressaltou que as ações se concretizam com resultados diante o comprometimento de todos com o programa. Segundo ela, o PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal no sentido de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas. “Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas, que tenham a fluência de leitura e domínio de estratégias de compreensão e da produção de textos escritos”, disse.

A orquestra P5 fez a acolhida dos participantes tocando o Hino de Salgueiro e canções natalinas. Para a secretária de educação Fátima Monteiro, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades municipal, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. “Para exercer a função de forma plena, o professor tem que ter clareza do que ensina e como ensina”, argumentou a secretária.

As apresentações culturais ficaram por conta dos alunos de várias escolas do município. Uma das ações do PNAIC é a formação dos professores alfabetizadores. Durante o ano, os professores tiveram onze encontros com atividades presencial e não presencial, totalizando 200 horas de formação. Os educadores receberam uma bolsa (professor R$ 200) e coordenador e orientador de R$ 775.

Em sua fala, o prefeito Marcones Sá ressaltou que o educador vive um contínuo desafio e está sempre discutindo novas técnicas, abordagens e maneiras de integração. “As nossas crianças hoje tem um ambiente de comunicação diferente, muito mais acessível com a televisão e a internet. Desde a primeira infância já tem outros estímulos e a sala de aula tem que ser pensada de acordo com as crianças”, afirmou o prefeito, acrescentando que o professor não foi iniciado na educação dele com essas novas técnicas, mas com técnicas ainda antigas de alfabetizar. “É fantástico essa qualificação permanente do professor”, observou.

O gestor adiantou que o reajuste do piso dos professores para 2014 será de 19% enquanto que, as receitas dos municípios, vem apontando para 6,5%. “É um déficit muito violento, mas é preciso garantir o piso do professor. É lei e temos que encontrar uma saída, discutir com a categoria, porque a qualidade da educação perpassa por um ambiente digno, sociedade com questão social e salários dignos”, comentou o prefeito que em janeiro convocará a categoria para conversar.

Ascom

Blog do Banana

 

Related Posts

1 comentário

Valdecy Alves 6 de janeiro de 2014 - 10:00

O piso para 2014 tem que ser O PISO LEGAL, de acordo com artigo 5º da lei do piso. E NÂO O PISO PIRATA DO MEC. Confira o valor do piso legal, lendo:http://valdecyalves.blogspot.com.br/2013/12/valor-do-piso-legal-nacional-dos.html

Responder

Deixe um comentário