SAMU Petrolina comemora 10 anos de serviço à população

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina – SAMU 192 – comemora este mês 10 anos de atuação em Petrolina. Ao longo dos anos, a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado para melhorar o atendimento de urgência e emergência na região.

A gestão Lossio vem avançando também no serviço pré-hospitalar do SAMU. Nestes anos, a frota de ambulâncias foi renovada a fim de atender com mais presteza e qualidade a população. Outro ponto bastante importante para o desenvolvimento do serviço é o Núcleo de Educação Permanente (NEP), que promove a capacitação dos profissionais do SAMU, empresas e outras entidades para o adequado atendimento às urgências e emergências.

Agora, em novembro, o serviço irá iniciar o projeto para capacitação de médicos e enfermeiros, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O curso está estruturado em 16 módulos que envolve emergência psiquiátrica, clínica, obstétrica, neurológica, entre outros.

“As atividades serão desenvolvidas em uma plataforma de Ensino a Distância com encontros presenciais para a realização do treinamento prático. As atividades à distância serão supervisionadas pelos tutores do próprio SAMU que receberam treinamento em São Paulo e acompanharão a realização das atividades pelos alunos onde farão a mediação nos fóruns temáticos”, explica a diretora da Atenção especializada Juliana Granja.

Outro é exemplo exitoso é o programa SAMU nas Escolas que mensalmente os profissionais realizam palestras para adolescentes da rede municipal de ensino trabalhando a prevenção dos trotes e a conscientização da importância dos serviços do SAMU.

Em 2009 foi criado o Samuzinho, com foco nas crianças, e, em 2012, foi implantado o SAMU nas Escolas com o intuito de atingir especificamente os adolescentes. “Para termos ideia, em 2010 registramos 28.953 trotes, já no ano passado este número foi pouco mais de 3 mil trotes, ou seja, o trabalho dos profissionais tem gerado ótimos resultados”, frisa Acioli.

O SAMU

O SAMU é um serviço móvel de urgência e emergência acionado gratuitamente através do 192. Os chamados são recebidos por meio de uma central, onde técnicos treinados, auxiliados pelo médico, fornecem orientações e, quando necessário, encaminham a ambulância para prestar o socorro.

“A pessoa que liga para o Samu conversa com o médico regulador. Ele faz algumas perguntas básicas, baseadas em um protocolo do Ministério da Saúde. Após esse procedimento é determinado o tipo de transporte para aquela emergência”, explica o coordenador.

O serviço deve ser procurado em determinadas situações como problemas cardiorrespiratórios; intoxicação, trauma ou queimadura; quadros infecciosos; maus tratos; trabalhos de parto; tentativas de suicídio; crises hipertensivas; acidentes com vítimas; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos entre outros.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário