Saúde do Trabalhador é tema de fórum realizado em Petrolina

‘A saúde do trabalhador transversalizando as políticas públicas’ é o tema do IV Fórum Regional do Controle Social em Saúde do Trabalhador que acontece até quinta-feira (15), em Petrolina. O evento é promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) do Conselho Estadual de Saúde (CES) e pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS).

Aberto oficialmente na tarde de ontem (12), o Fórum integra o planejamento do CES e tem como objetivo criar um espaço de diálogo entre o controle social, trabalhadores e gestores para discutir o modelo e a forma de implantação da política de saúde do trabalhador nesse território. Participaram da mesa de abertura a Secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, representando o prefeito Julio Lossio; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciana Mendes Caldas; a coordenadora da CIST, Lindinere Leite, a representante do CES, Silmara Leite, a coordenadora da regional do CEREST em Petrolina, Edna Carvalho; e a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho.

Em sua participação, a secretária Lucia Giesta destacou a importância do Fórum como um espaço de debate e proposição de políticas que ajudem a melhorar a vida dos trabalhadores. “Precisamos de momentos como esse para avaliar as políticas que já existem e pensar nas mudanças que podem ser feitas para qualificarmos ainda mais a política de prevenção das doenças e promoção da saúde, não só dos trabalhadores, mas de todos os cidadãos”, afirmou. A gestora ainda ressaltou a atuação do CEREST em Petrolina, que vem intensificando as suas ações. “Em 2011, o Centro realizou mais de 800 atividades educativas, um número muito superior ao total de atividades realizadas nos anos anteriores”, completou.

Nos próximos dias serão realizados painéis e oficinas, no intuito de mapear a saúde do trabalhador desse território e definir ações e estratégias que precisam ser desenvolvidas para a implementação da política de saúde do trabalhador. “Precisamos amadurecer os nossos conhecimentos para aprimorar as ações de saúde do trabalhador nos municípios dessa regional, sem desvincular essas ações da Atenção Primária. Para isso, contamos com o apoio da gestão municipal que conhece as especificidades da sua região e tem o compromisso com a saúde do trabalhador do seu território. É prazeroso encontrar uma gestão comprometida e com vontade de fazer mudança”, relatou a coordenadora da CIST, Lindinere Ferreira, sobre a regional do CEREST em Petrolina, que compreende 23 municípios do sertão pernambucano.

O evento, aberto a todos os trabalhadores, profissionais de saúde, gestores, estudantes, sindicatos e associações, está acontecendo no auditório do Petrolina Palace Hotel, na Avenida Cardoso de Sá, 845 – Centro.

 

Texto e Foto: Eneida Trindade

Blog do Banana

 

 

Deixe seu comentário