“Seca não é um problema é uma solução” diz Marcelo Tolentino para quem usa o SIC

O empresário Marcelo Tolentino, da empresa Abaré Radiadores,  sócio fundador  da ONG – INDRAA – Instituto Nacional  de Desenvolvimento Agrícola e Aquícola, que funciona na Fazenda Boa Vista em Icozeira, na cidade de Abaré – Ba, depois  de 10 anos de pesquisa a  entidade está colhendo os frutos do projeto o SIC – Sistema Integrado de Culturas.

O projeto que tem como objetivo principal buscar as alternativas de produção como: peixe, camarão, pastagem e fruticultura, em pleno o período seco, a partir de um poço artesiano  consorciado. Segundo Marcelo, quanto mais estiagem e calor mais se produzem peixe e camarão e uma melhor sanidade para os animais.  “Com o SIC a seca que era um fator negativo se tornou positivo, por que, com a temperatura alta se produz mais  tilapia, camarão e se tem uma melhor sanidade dos animais”. Comentou

O diferencial do SIC é que o pequeno criador pode produzir sua própria ração para os peixes, camarão, caprinos e bovinos, que dentro do sistema integrado se produz o milho a palma, se faz um processo de trituração das plantas forrageiras e coloca para seca passando por um processo de peletização e atende toda a cadeia de produção.

Para Marcelo, o pequeno produtor com todas essas técnicas e usando água com racionalidade nós iremos acabar com o efeito sanfona, onde na época da chuva ele é rei e na época da seca ele massacrado. Com a estiagem e com essa técnica o criado não depende mais dos efeitos climáticos, então a seca deixa de ser um problema e passa a ser uma solução. A entidade INDRAA está a disposição dos pequenos agricultores e criadores que queiram implantar o sistema em suas propriedades com financiamento garantido pelo BNB (Banco do Nordeste).

Blog do Banana

Deixe seu comentário