Secretaria de Cidadania celebra o Dia Nacional de Inclusão social e profissional da Pessoa com Deficiência

Sem títuloNa próxima quinta-feira (29/05), será vivenciado em todo Brasil, o Dia Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Reabilitado no Mercado de Trabalho, em Petrolina, a secretaria de Cidadania, através da secretaria Executiva de Acessibilidade, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, por meio de suas Superintendências Regionais – SRTE, os executores locais do Sistema Nacional de Emprego – SINE e Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, realizará uma mesa redonda com empresas, entidades de apoio, instituições e pessoas com deficiência para tratar dos avanços e perspectivas para 2014, com o objetivo de dar visibilidade e mais qualidade de vida para esta significativa parcela da população.

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população brasileira. De acordo com os dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS 2012, 330 mil estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios.

De acordo com a secretaria Executiva de Acessibilidade, Roseane Andrade, o dia D é uma iniciativa no sentido de promover a inserção desse público no mercado de trabalho. “Assim, a inclusão social e profissional das pessoas com deficiências significa torná-las participantes da vida social, econômica e política, assegurando o respeito aos seus direitos no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público”, argumenta Roseane.

A Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas), obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos. O Dia D é também uma oportunidade para que as empresas possam se adequar à legislação.

Blog do Banana

Deixe seu comentário