Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina participa da 8ª Videoconferência da Caravana da Cidadania

Pensando nos cuidados com a Equipe de Atenção do Idoso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina (Sedest) de petrolina participou, na manhã da última sexta-feira (27), da 8ª Videoconferência da Caravana da Cidadania, realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MP/PE), na Rua Barbosa Lima, nº 219, Centro.

A videoconferência que teve como tema “Atividade Física e Envelhecimento Saudável”, contou com a presença de 60 idosos, oriundos de todos os Centros de Convivência da da Melhor Idade de Petrolina, da vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI/PE), Edusa Pereira e da palestra, “Atividade Física e Saúde – Por um envelhecimento saudável, do Professor de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE), William S. Smetrurst.

Segundo a secretária de Desenvolvimento e Trabalho, Adinair Viana, a importância de políticas públicas, voltadas para os cuidados com os idosos deve estar sempre em evidência. “É notório que, com o crescimento e desenvolvimento da população brasileira, por meio da descoberta de novas tecnologias e pesquisas, temos condições necessárias para provocar discussões e momentos como este, que se refiram diretamente ao bem-estar das pessoas da melhor idade, fazendo com que nós, gestores públicos, nos preocupemos em gerar políticas que sejam a garantia do bem-estar deles, assegurando a totalidade dos seus direitos, como nos foi designado pelo prefeito Julio Lossio”, declarou.

Para a coordenadora da Gerência de Atenção ao Idoso da Sedest, Maria Lúcia de Souza, a realização desta explanação sobre os cuidados com a saúde do idoso foi muito importante. “Viemos aqui para orientar, principalmente, as pessoas que trabalham com os idosos, sobre a importância do uso correto das atividades físicas, para terem um envelhecimento saudável. A partir do que apreendemos aqui, esperamos poder colocar em prática, através dos trabalhos que realizamos com os nossos idosos”, afirmou.

O evento teve o objetivo de mostrar aos idosos que ser fisicamente ativo é um dos principais recursos para uma vida plena, como também, discutir sobre quais seriam as condições corretas para que eles tenham a garantia de um envelhecimento saudável, apresentando, da mesma forma, os devidos cuidados que as pessoas da melhor idade devem ter, como por exemplo, a prática de atividades físicas e uma alimentação correta.

A vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI/PE), Edusa Pereira, comentou sobre os cuidados que devem ser tomados. “Já que temos uma preocupação com o idoso, todos nós devemos nos preocupar com a nossa saúde, desde cedo, e preparar os jovens, já que estes serão os futuros idosos do Brasil”, frisou.

“É necessário que se faça atividade física desde a juventude, já que os gestores públicos, estão preocupados criando mecanismos e estruturas físicas, como por exemplo, a Academia das Cidades e projetos junto às suas Secretarias da Saúde para garantir, num futuro próximo, uma boa saúde para os idosos”, destacou o Professor de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE), William S. Smetrurst.

“Eu pretendo fazer tudo o que vi aqui, para melhorar minha saúde, pois nós da melhor idade, queremos algo que nos tranquilize, nos harmonize e nos proporcione divertimento”, assegurou a aposentada e participante do grupo Vó Pulú, Marta Maria Gomes de Araújo da Silva.

A videoconferência foi transmitida para os municípios de Arcoverde, Belo Jardim, Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina, Palmares, Araripina e Salgueiro. As plateias serão formadas por representantes dos Conselhos Municipais do Idoso, promotores de Justiça, gestores públicos e representantes da sociedade civil com atuação na área da cidadania.

Blog do Banana

Deixe seu comentário