Secretaria de Educação de Petrolina realiza reunião com os gestores municipais sobre a avaliação do IQE

Analisar os resultados obtidos em relação a aplicação da avaliação da Política de Avaliação da Rede Municipal de Educação de Petrolina (Parmep) 2011 e planejar as ações para 2012 foram alguns objetivos da reunião que ocorreu na manhã de hoje (02) com os gestores escolares da rede municipal, a Secretaria de Educação e a Coordenação do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), no auditório do Sest/Senat.

O evento contou com a participação da Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, da Coordenadora do Programa Qualiescola em Petrolina, Lucineide Morais, da coordenadora do (IQE) em Pernambuco, Iran de Fátima Freitas, técnicas da Secretaria de Educação, representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) e gestores escolares.

No ano passado, mais de 20 mil alunos do 2° ao 9° ano foram avaliados nas disciplinas de português e matemática. Com os resultados divulgados pelo IQE, parceiro do município de Petrolina, já são notórios os bons resultados. “Esse encontro faz parte do calendário de formação dos gestores municipais e a partir dessa reunião começamos a estabelecer as metas para 2012. Os resultados são animadores e as metas estipuladas foram atingidas na maioria das escolas. Em relação às poucas instituições que não conseguiram atingir, iremos repensar toda a estrutura pedagógica para colocarmos todas escolas no mesmo patamar de aprendizado”, informou a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho.

Para a gestora da Escola Municipal Paulo Freire, Lourdes Gomes, o momento é importante porque além de divulgar os resultados obtidos é aberto ao diálogo e aos possíveis questionamentos que surgem. “Discutir o nível de aprendizagem de nossos alunos, tirar as dúvidas com os representantes do IQE, como hoje, permite que nos preparemos melhor para trabalhar dentro da escola com a língua portuguesa e com a matemática, que são as disciplinas de maior peso para o aluno, por isso o encontro é muito importante”, avaliou.

Expondo conceitos, encaminhamentos e planejando alternativas para a educação municipal em 2012, a coordenadora do IQE, Iran Freitas, conversou com os gestores presentes de forma interativa. “Temos uma parceria positiva com o município que cumpre com as expectativas prometidas e vem acertando nas estratégias educacionais. Com esse encontro, pretendemos aprofundar os conceitos no sentido de melhorarmos ainda mais os resultados e buscarmos melhores possibilidades no aprendizado do município”, reforçou Iran, que durante a reunião trabalhou de forma aberta, inserindo os gestores a participar do diálogo.

Texto e Foto: Élida Maria

Blog do Banana

Deixe seu comentário