Secretaria de Irrigação de Petrolina já tem projetos traçados para 2014

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageA secretaria de Irrigação de Petrolina já está montando todo um planejamento de atividades que serão executadas no próximo ano. De acordo com o secretário de Irrigação, Otávio Carvalho, para 2014 estão previstas: a criação da Unidade de Conservação da Caatinga (UCCA), que visa treinar e capacitar o homem do sequeiro a preservar a mata ciliar existente; projeto de granja comunitária para a criação de galinhas caipiras para corte e postura; projeto vida doce que estimulará as mulheres da zona rural para a produção de doces, geléias e compotas a partir do umbu, mamão, goiaba e manga; instituição da bacia leiteira de Petrolina com a produção de leite de cabras e seus derivados para consumo, entre outros.

Já está em andamento também a licitação para o desassoreamento de barreiros e aguadas no interior do município, projeto arquitetônico, estrutural, hidrosanitário e elétrico para a feira do bairro Areia Branca, projeto do sistema barragem subterrânea, poço amazonas e irrigação de dois hectares, na localidade de Atalho.

Neste ano de 2013, a secretaria de Irrigação buscou garantir o avanço de projetos e ações que viabilizassem melhores condições de vida para as comunidades que integram o município.

Dentre os principais projetos realizados estão: a criação do centro tecnológico de beneficiamento de mel, localizado no povoado do Capim, sendo 72 famílias atendidas até o momento; projeto de meliponicultura que cria abelhas indígenas sem ferrão, o que possibilita a extração de mel e pólen das abelhas sociais, onde 59 famílias participam; criação de peixes “tilápias” em tanque-rede beneficiando 90 famílias, entre outros.

A secretaria de Irrigação, em conjunto com secretaria de Desenvolvimento Rural, no decorrer deste ano, conseguiu firmar um convênio com o INCRA, no valor de R$ 645 mil, para melhorias na estrada que liga a BR 407 até os Assentamentos Nossa Senhora de Fátima e Lindolpho Silva. As obras estão andamento.

Para ajudar os proprietários do Projeto Pontal, a secretaria auxiliou na negociação de um acordo com a CODEVASF para que fosse instituída uma tomada d’água de até 6 hectares. Além disso, está sendo oferecido um suporte técnico para a elaboração de projetos para que os proprietários possam desenvolver a agricultura irrigada, piscicultura, pecuária e apicultura, além de serem inseridos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), e com isso forneçam produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ainda sobre as conquistas da secretaria de Irrigação nos últimos doze meses, pode-se citar: cultivo do milho para alimentação de ruminantes, aves e afins, apoio técnico na produção e aquisição de alimentos feitos pelo PAA e doação gratuita a 120 unidades da região.

“Este foi um ano bastante produtivo para a secretaria de Irrigação. A nossa meta foi estabelecer vínculos em prol da sustentabilidade e melhorias de vida da população. Estamos confiantes que no próximo ano iremos endossar ainda mais as nossas atividades e com isso trazermos mais projetos para Petrolina”, frisa o secretário de Irrigação, Otávio Carvalho.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário