Secretaria de Irrigação estimula a produção de mel em Petrolina

imagePreservar espécies de abelhas e gerar renda para as famílias petrolinenses, principalmente da zona rural, é um dos objetivos que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da secretaria de Irrigação.

O Centro Tecnológico de Beneficiamento do Mel e Derivados da Abelha (CTB) dispõe de capacitações e cursos voltados para a produção do mel na região. Ao todo 50 produtores rurais oriundos das comunidades de Lagoa dos Cavalos, Capim, Cacimba do Baltazar, Uruás e Icozeiro, já passaram pelos treinamentos que vão desde aulas teóricas e práticas sobre apicultura e meliponicultura.

As capacitações acontecem uma vez por mês, sendo que a primeira de 2014 está prevista para fevereiro.

“Durante os treinamentos os participantes aprendem a fazer a criação racional das abelhas com ferrão e sem ferrão. A nossa proposta é ajudar essas famílias a terem uma renda extra no final do mês, bem como ajudar na preservação do meio-ambiente”, frisa o coordenador geral do Centro Tecnológico de Beneficiamento do Mel e Derivados da Abelha (CTB), Clefson Senna.

O CTB trabalha com quatro espécies de abelhas: Manduri, Abelha Branca, Cupira e Mandaçaia. Esta última é natural da bacia do São Francisco e passou por um estágio de extinção. Neste ano, o programa passará a trabalhar também com a abelha Tupí.

“Esses projetos além de incentivarem a economia no município auxiliam na manutenção das espécies de abelhas na região. Pensando nisso, é que a secretaria de Irrigação não mediu esforços e continuará se dedicando a trabalhos que visem melhorar a vida das famílias do campo”, ressalta o secretário de Irrigação de Petrolina, Otávio Carvalho.

O Centro dispõe de um equipamento chamado Meliponário Senna Escolar que funciona como um local prático de aprendizagem do cuidado com as abelhas. Produtores e estudantes podem ter acesso ao material. É importante destacar que o programa funciona em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão- e a Plena/Codevasf.

Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário