Secretaria de Saúde consegue restabelecer a distribuição das “Fitas de Diabetes” em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Diante de várias solicitações da secretaria municipal de Saúde de Petrolina (SMS) junto à secretaria estadual de Saúde de Pernambuco (SES) pedindo o restabelecimento imediato das fitas glicosimétricas e insumos para a aferição do diabetes, a secretaria estadual informou que todos os insumos e fitas estarão chegando às centrais de abastecimento do Estado até o dia 31 de Janeiro para a redistribuição junto às secretarias municipais. O prazo foi estabelecido pela própria SES no cumprimento a demanda de cada cidade.

O município de Petrolina não recebe as fitas para Glicemia capilar desde o mês de Outubro de 2011. Sendo assim, a secretaria de Saúde de Petrolina, com base na Lei nº 11.347 de 27 de setembro de 2006 que estabelece aos Estados sua contrapartida na distribuição e assistência farmacêutica aos portadores de Diabetes Mellitus, solicitou junto às instâncias competentes do Estado de Pernambuco o rigoroso cumprimento no fornecimento dos medicamentos e insumos necessários a qualidade de vida dos diabéticos de Petrolina.

Segundo a coordenadora de Assistência Farmacêutica da SMS, Maria Thereza Moraes, a secretaria de Saúde de Petrolina vem empenhando esforço para que o Estado restabeleça o fornecimento das fitas junto às secretarias municipais e que o cumprimento dos prazos é uma cobrança da coordenação. “É de inteira responsabilidade da secretaria estadual de Saúde fornecer as fitas, insumos e seus derivados para que a prefeitura regule e faça às entregas necessárias a população”, esclarece.

Para a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, o trabalho incessante da coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) e o compromisso na assistência as pessoas que precisam das fitas e insumos é primordial para que a equipe de saúde intensifique as cobranças junto ao Estado. “O restabelecimento da distribuição de todo o material mostra o compromisso da secretaria de Saúde em cuidar da saúde das pessoas”, afirma.

A comerciante Maria dos Anjos Castro, explica que desde 2010 faz uso de insulinas e de todo o material que afere as taxas do Diabetes distribuídas pela SMS. “Quando soube que estava com diabetes busquei a secretaria de Saúde e logo fui cadastrada. Recebo todo o material necessário para acompanhar o estágio da doença que tenho”, afirma.

Medicamentos

O Ministério da Saúde (MS) explica que o corpo humano pode sofrer até três variações glicêmicas durante o dia o que requer três aferições diárias das taxas do diabetes. A coordenadora farmacêutica informa que em Petrolina os pacientes cadastrados para ao fornecimento gratuito de fitas e insumos, recebem até 100 fitas por mês, o que gera um cumprimento regimentar por parte da SMS.

“A secretaria municipal fornece cem fitas para que todas as pessoas que são diabéticas possam fazer regularmente os testes necessários para aferir as taxas de glicemia capilar”, pontua.

A CAF de Petrolina alerta a população para os cuidados com os valores e taxas do diabetes. O valor de glicemia normal em jejum oral de 8 horas é de 70 a 110 mg/dl. Os valores intermediários entre 110-126 mg/dl devem ser mais bem investigados junto a equipe de saúde da família ou com outros testes mais precisos para o diagnóstico de diabetes. É aceitável a glicemia pós-prandial (após refeição) de 140mg/dl.

SEGUE A LISTA DE MEDICAMENTOS E INSUMOS GRATUITOS FORNECIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:

MEDICAMENTOS

*Glibenclamida 5 mg comprimido;

*Cloridrato de metformina 500 mg e 850 mg comprimido;

*Insulina humana NPH – suspensão injetável 100 UI/mL; e

*Insulina humana regular – suspensão injetável 100 UI/mL.

II – INSUMOS:

*Seringas com agulha acoplada para aplicação de insulina;

*Tiras reagentes de medida de glicemia capilar; e

*Lancetas para punção digital.

ASCOM/PMP

 

Blog do Banana

 

Related Posts

1 comentário

fabio 23 de janeiro de 2013 - 14:44

essa fitas ai desde setembro do ano passado nao existe mas. eles deram a maquineta mas a s fitas nao deram mas a 6 meses. ou mas q isso acontece a saude de petrolina esta do mesmo jeito ou seja uma merda.

Responder

Deixe um comentário