Secretaria de Saúde de Petrolina divulga resultado do quinto LIRAa de 2012

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Entre os dias 03 e 06 de setembro, os agentes de combate à endemias do município visitaram cerca de 100 mil imóveis da zona urbana, a fim de identificar e mapear as áreas de risco para infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue. O quinto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegyti (LIRAa) de 2012 registrou um índice de 0,6% para infestação predial. O número, considerado de baixo risco de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, caiu em relação a última pesquisa realizada em julho, quando foi encontrado um índice 0,9%.

A pesquisa é responsável pela produção dos indicadores utilizados como instrumento de identificação das áreas de risco para a ocorrência da Dengue no município. “Com o Levantamento realizamos as nossas ações de acordo com o grau de risco de cada localidade para prevenir possíveis ocorrências de epidemia da doença”, afirmou o coordenador de Endemias, Jailson Araújo, ressaltando que a população precisa trabalhar junto com a SMS para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Bairros como São Gonçalo, Jardim Guararapes, Jardim Petrópolis, Cohab VI e Rio Corrente, onde foram encontrados os índices de infestação predial mais elevados, contarão com atenção especial. Após cada Levantamento, a SMS aciona as Secretarias de Infraestrutura, Ordem Pública e Educação, que dão suporte às ações da Coordenação de Endemias, priorizando a limpeza, fiscalização e ações educativas nas áreas mais vulneráveis.

Diferente do Estado de Pernambuco que figura na lista dos estados com risco para uma epidemia de dengue, Petrolina garante resultados positivos no controle da doença. Até julho de 2011, o município registrou 1.208 notificações de dengue, e no mesmo período desse ano, foram notificados 825 casos, uma redução de 31%. Já Pernambuco registrou, de janeiro a agosto de 2012, 56.879 notificações de casos de dengue, representando um aumento de 86,56% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 30.986 casos.

Para esclarecer dúvidas e denunciar focos de criadouros, a população pode entrar em contato com a SMS através do e-mail (denguepetrolina@gmail.com)ou do telefone (87)3864-0645.

 ASCOM – PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário