Secretaria de Saúde de Petrolina iniciará a construção do calendário dos agentes comunitários de saúde

imageA partir do dia 03 de fevereiro, os agentes comunitários de saúde (ACS), da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, em conjunto com a coordenação da Atenção Básica, vão elaborar a construção do calendário do ACS. Na última semana, a secretária de Saúde do município, Lucia Giesta, esteve reunida com os 23 agentes da AME Manoel Possídio, bairro Areia Branca, e com os profissionais da AME Bernardino Campos Coelho, da Vila Eduardo, para apresentação da nova estratégia.

“O intuito é desenvolver o calendário com todas as equipes de ACS do município, mas inicialmente o projeto vai começar nas unidades AME e se estenderá às demais unidades básicas de saúde. Esta estratégia visa valorizar e organizar as visitas dos ACS, com isso a população saberá o dia da visita de seu ACS, podendo recebê-lo e dispensar tempo para as informações, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento de grupos prioritários com suas necessidades. O calendário fortalecerá o vínculo ACS/comunidade, o tempo será melhor aproveitado, pelas famílias visitadas e o ACS não terá problemas com casas fechadas para posterior retorno”, explica a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

Cátia Callou, que é agente comunitário de saúde e coordenadora do projeto, vê como ponto positivo ser da mesma classe profissional. “Sou ACS e sei da importância do trabalho deste profissional junto à comunidade. O calendário, além de organizar as visitas aos pacientes, dará uma atenção especial aos grupos prioritários como hipertensos, diabéticos, idosos e gestantes”, afirma Cátia.

Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário