Secretária de Saúde de Petrolina participa da 12ª EXPOEPI em Brasília

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Em visita à Brasília, na última semana, a secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, participou da 12ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – EXPOEPI, realizada de 16 a 19 de outubro em Brasília. O evento também contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Secretário Nacional de Vigilância à Saúde, Jarbas Barbosa, de representações da Fundação Oswaldo Cruz e outras instituições ligadas à saúde.

A Mostra acontece anualmente desde 2011 e tem como objetivo dar visibilidade às ações de vigilância em saúde e discutir aspectos relevantes para o aprimoramento da área, além de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da área de saúde e disseminar exemplos de ações que deram certo. Em quatro dias de evento, com palestras, reuniões técnicas e exposições foram discutidas questões como as modificações decorrentes da transição epidemiológica, os fatores de risco para o adoecimento, doenças emergentes e reemergentes.

O evento destacou a importância no cuidado e prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como obesidade, diabetes e câncer, que representam, atualmente, 72% dos óbitos nacionais. As Doenças Transmissíveis e as imunopreveníveis também foram discutidas na Mostra. “A Secretaria Nacional de Vigilância à Saúde quer avançar no controle das doenças relacionadas à pobreza, manter as ações bem sucedidas no acompanhamento e prevenção das doenças imunopreveníveis e trabalhar na redução do tabagismo, obesidade, diabetes, etc”, relatou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, salientando que Petrolina trabalha alinhada com as diretrizes do Ministério da Saúde no enfrentamento a essas doenças.

ASCOM – PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário