Secretaria de Saúde detalha ações do carnaval 2024

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Para o carnaval 2024, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco terá incremento nas ações da Operação Lei Seca, com efetivo 24 horas por dia em todos os dias de festa, no Recife e cidades pólos; também serão realizadas ações educativas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com a distribuição de preservativos; além disso, o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) fará todo o monitoramento de eventos sanitários e equipes de saúde estarão de prontidão nas unidades de saúde do Estado.

A secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, destaca as ações deste ano. “A gente está reforçando os plantões dos grandes hospitais para que eles estejam preparados para receber a demanda do Carnaval. Há também um reforço, através de campanha, do estoque de sangue do Hemope para passar maior segurança à população. Temos todo um trabalho educativo, orientando a população sobre os cuidados da saúde, como evitar o excesso de sol, manter a hidratação, se preservar com relação ao excesso de bebida alcoólica e a optar sempre pela direção segura (Lei Seca) para que acidentes de trânsito sejam evitados. Estaremos ao longo de todo o estado de Pernambuco com a vigilância epidemiológica, que monitora surtos, com o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), funcionando em casos de necessidade”, disse.

Operação Lei Seca

A Operação Lei Seca (OLS) e o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam) vão desenvolver ações de fiscalização e educação 24 horas por dia, durante todo o período de Carnaval, neste ano. Com 12 equipes lançadas diariamente, a OLS vai estar presente em locais e rotas estratégicas para oferecer uma maior segurança e proteção aos usuários das vias do Estado.

Ao lado dos agentes da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), as ações especiais para o Carnaval têm início nesta quinta-feira e se estendem até a Quarta-Feira de Cinzas.

Nos dias de folia, vão ser mais de 60 pontos de fiscalização, situados em rotas próximas aos focos de folia e praias dos litorais Norte e Sul, que habitualmente são destino do público nessa época. No interior, os destaques são a atuação das equipes nas festas dos Papangus, em Bezerros, no Agreste; no Maracatu Rural, no município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, e em Pesqueira.

Além das blitze de fiscalização, todos os dias serão realizadas ações educativas, principalmente nos grandes polos de animação. A equipe da OLS que atua na conscientização da educação no trânsito é formada por cadeirantes e muletantes, vitimados por acidentes de trânsito, que entregam material instrutivo para os foliões, que estão nas ruas para curtir o Carnaval.

“Carnaval é uma festa muito importante para o pernambucano. Por isso, vamos aumentar nossa capacidade para realizar uma fiscalização efetiva e repetir a estratégia de 2023, que é distribuir as blitze de forma que não haja horário sem cobertura da Lei Seca. São muitos profissionais dedicados a garantir um trânsito seguro para todos”, afirma o coordenador da OLS em Pernambuco, o tenente-coronel Hugo Alexandre da Silva.

“É sempre importante lembrar que a mistura de direção e álcool é perigosa e cruel, que pode transformar um momento de alegria em tristeza. Para deixar muito claro a responsabilidade de cada um com relação ao tema, nossas equipes de educação no trânsito continuam nos principais pontos das cidades, com orientações diversas para os usuários das vias”, complementa o coordenador da Lei Seca.

FOCO – Este ano, os testes passivos direcionados apenas para detecção de alcoolemia vão ser largamente utilizados pela OLS. Assim, nesta modalidade de fiscalização, o condutor só precisa soprar no etilômetro de dentro do carro e seguir para o destino desejado, caso não tenha ingerido bebida alcoólica. “Os testes passivos são mais rápidos e permitem testar mais que o triplo de condutores, numa ação que visa principalmente tirar das ruas aquelas pessoas que ingeriram bebida alcoólica e insistem em dirigir”.

Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde

O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) funciona como uma unidade de governança, prontidão e resposta, em nível estadual, a possíveis emergências que ocorram durante o período de Carnaval.

O CIOCS vai realizar diretamente e, por meio das suas Gerências Regionais de Saúde (Geres), de forma articulada com as secretarias municipais, a detecção, o acompanhamento e a resposta, quando necessário, de eventos de interesse sanitário — como internações, surtos, epidemias, óbitos, entre outros indicadores —, que ocorram durante o Carnaval.

O Centro de Operações funcionará a partir desta quinta-feira (08/02), seguindo até a Quarta-Feira de Cinzas (15/02). Durante este período acompanhará o contexto sanitário do estado de forma integrada e articulada com as gerências regionais de saúde e com os municípios. Nesse sentido também estará atento, em tempo real, ao perfil de atendimento dos hospitais relacionados ao diagnóstico e atenção a doenças infecciosas e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da região metropolitana.

Todas essas medidas visam a detecção rápida de qualquer situação incomum que necessite de resposta imediata no sistema estadual de saúde. Essas ações de prontidão e resposta imediata terão foco em todas as regiões do estado, com destaque as cidades onde ocorrem festividades carnavalescas devido ao maior fluxo de pessoas.

Hemope Recife funcionará normalmente no período de Carnaval

Com o objetivo de atender toda a demanda da população pernambucana no período carnavalesco, o Hemope Recife funcionará normalmente no sábado (10/02, das 7h15 às 18h30), na segunda-feira (12/02, das 7h15 às 17h), na terça-feira (13/02, das 7h15 às 17h) e também na Quarta-Feira de Cinzas (14/02, das 7h15 às 18h30). Caso a pessoa queira agendar a doação, basta ligar para o Disk Doação: 0800 081 1535.

Segundo o Ministério da Saúde, no período de carnaval, ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante as festividades. A presidente do Hemope, Raquel Santana, ressalta que a ideia do hemocentro é aumentar o número de doações de sangue para o período de Carnaval. “Logo, vamos funcionar em todos os dias de carnaval e contamos com os doadores para encher nossos estoques de sangue”, afirmou.

Para doar sangue, o pré-doador precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, neste último caso, desde que a primeira doação no Hemope tenha sido feita até os 60 anos. Pesar, no mínimo, mais de 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

O Hemope reforça que a doação de sangue é um ato voluntário que salva vidas. É essencial que o doador esteja descansado, alimentado e apresente um documento oficial com foto no dia da doação. Para mais informações, acesse o site oficial do Hemope (www.hemope.pe.gov.br).

Serviço de atendimento e apoio à mulher vítima de violência funciona 24h

De olhos bem atentos à necessidade de proteção às situações de violência, no período de Momo, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa (SAMWL), sediado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), lembra que permanece de portas abertas e que nos quatro dias de Carnaval não será diferente.

A equipe multiprofissional do Wilma Lessa é formada por assistentes sociais, médicas(os), enfermeiras(os) e psicólogas(os). O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e está em pleno e total funcionamento para atender e acolher as pessoas com útero/vagina (mulheres cis e homens trans) vítimas de violência, principalmente sexual, acima de 12 anos de idade. O acesso ao atendimento pode ser de forma espontânea ou por meio de encaminhamento de unidade de saúde ou serviço de proteção.

Em caso de violência sexual, é fundamental procurar o serviço o mais rápido possível, sendo os melhores resultados para a prevenção de gravidez indesejada e proteção contra IST/Aids se a assistência ocorrer em até 72 horas após a agressão, conforme norma técnica do Ministério da Saúde. Após avaliação da equipe, poderá ser ofertado o uso de contraceptivo de emergência, o coquetel profilático para IST/HIV, e exames subsequentes.

REDE DE SAÚDE NA FOLIA – O Carnaval é uma das festas mais tradicionais do calendário cultural pernambucano, por isso a folia se estende por vários lugares. Além do SAMWL, há outras unidades de referência que realizam o atendimento integral às vítimas de violência sexual.

São elas:

I GERES: Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam – Pró-Marias) – Recife; Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – Recife; Hospital da Mulher do Recife (Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos) – Recife; Hospital Agamenon Magalhães (Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa) – Recife; Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques – Recife; Maternidade Bandeira Filho – Recife; Unidade Mista Prof Barros Lima – Recife; Hospital Geral de Camaragibe Aristeu Chaves – Camaragibe.

IV GERES: Hospital Jesus Nazareno – Caruaru.

VII GERES: Hospital Regional Inácio de Sá – Salgueiro.

VIII GERES: Hospital Dom Malan – Petrolina.

XI GERES: Hospital Professor Agamenon Magalhães – Serra Talhada

Related Posts