Secretaria de Segurança Cidadã de Petrolina prepara-se para nova formatura do Programa Guarda Mirim

A Secretaria de Segurança Cidadã de Petrolina, em parceria com a Secretaria de Educação, realizará na próxima sexta-feira (04), a formatura de mais de 200 crianças da Escola Municipal Ricardina Ferreira da Silva, localizada no Núcleo 11 do Projeto Senador Nilo Coelho. Os estudantes participaram do primeiro grupo que foi beneficiado com o Programa Guarda Mirim em 2012. A solenidade de formatura ocorrerá às 18h, no espaço de eventos Gonzagão, no próprio N-11 e contará com a participação do prefeito Julio Lossio. A cerimônia representa a eficácia do Programa que, desde 2010, forma alunos de escolas públicas municipais.

Neste ano, as crianças além de receberem o título de Guardas Mirins Defesa Civil como em anos anteriores, um grupamento também será graduado como Guarda Mirim – Guardião Escolar ou Meio Ambiente. Segundo o secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, essa é uma maneira encontrada pelo poder público municipal para mostrar ainda mais aos estudantes suas responsabilidades enquanto cidadãos. Durante o programa, em parceria com as educadoras escolares, são repassadas pela equipe de Pesquisa e Instrução, composta pela Guarda Municipal de Petrolina, órgão operativo da Secretaria, lições referentes ao Meio Ambiente, Defesa Civil, Cidadania, Ordem Unida, entre outros. Após os ensinamentos aplicados nos últimos meses, as crianças receberão carteirinha e camisas, o que os capacitará a desempenhar a função na sua escola e comunidade.

O secretário de Segurança Cidadã, Cel Daniel Ferreira, comentou com entusiasmo a realização de mais uma formatura do programa. “É com grande alegria que nos preparamos para mais uma formatura de Guardas Mirins. Neste ano, pretendemos fazer uma solenidade em cada localidade e não apenas uma como nos últimos anos. Com essa decisão, queremos aproximar ainda mais a instituição escola, os pais e a comunidade”, explicou, destacando que o Programa passou por recente inovação através da Guarda Mirim Itinerante que propõe a realização das instruções no ambiente escolar das crianças.

Texto: André Nazário

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário