Secretaria de Turismo faz balanço de ações em 2013 com Conselho Municipal de Turismo

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageA secretaria de Turismo de Petrolina participou nesta quarta, junto com representantes do Conselho Municipal de Turismo, da reunião ordinária para avaliação das ações do setor em 2013 e estabelecer a implantação da Contribuição Municipal de Incentivo ao Turismo.

O projeto de Lei é de autoria do Poder Executivo e prevê a arrecadação diária de uma taxa de R$ 1,20 dos visitantes hospedados em hotéis, pousadas e albergues da cidade. O pagamento da taxa é facultativo e o visitante pode se recusar a fazer a contribuição. A arrecadação será realizada no momento do checkout e os clientes receberão um recibo do pagamento da quantia.

Os talões servirão para guiar a Prefeitura que recolherá o dinheiro para o Fundo de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur). De acordo com o Executivo, o projeto segue o modelo de outras cidades, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife.Os recursos recolhidos serão destinados às melhorias do sistema de atendimento ao turista.

Durante o encontro, o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires destacou para o Conselho, a execução das ações e dos projetos da pasta em 2013 , dando ênfase para os cursos de capacitação , a implantação do Qualitur e do Perqual. “Tivemos um grande número de capacitação e cursos de extensão em parceria com o SEBRAE e o SENAC, preparando a mão de obra local para os grandes empreendimentos que existem na cidade e para os novos que estão chegando,” explica.

O secretário salientou também a necessidade de um maior engajamento da iniciativa privada com o setor público. “Precisamos dessas parcerias para desenvolver e potencializar ações que atraiam o turista para Petrolina e ofereçam a ele o diferencial para ele estender a sua permanência na cidade e também divulgar a nossa região lá fora”, finaliza.

A gestora de Turismo do SEBRAE, Kátia Bezerra, fortaleceu a necessidade de conscientização do empresariado pensar o turismo de Petrolina e região de forma sistemática. “Precisamos de uma participação massiva e atuante do empresariado nas implementações das ações para fortalecimento do setor e também de uma maior proximidade da iniciativa privada e pública”.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário