Secretaria de Turismo prepara inventário e plano municipal turístico para 10 anos

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Deverá ser finalizado até novembro pela equipe da Secretaria de Turismo de Petrolina o Inventário Turístico do município e o Plano Municipal de Turismo. O primeiro é um relatório das potencialidades e pontos fracos do município no setor, e o segundo faz uma projeção de possíveis políticas públicas a serem adotadas pelos próximos 10 anos para tornar a cidade ainda mais atrativa a seus visitantes.

 Segundo a secretária da pasta, Nadja Batista, pela primeira vez esses documentos estão sendo elaborados sem vínculos com o Governo do Estado ou Ministério do Turismo. “Porém estamos atuando sob orientações: fomos capacitados e estamos seguindo o Plano Nacional de Regionalização do Turismo, porém todo o know-how é nosso. Só depois da finalização é que repassaremos as informações a essas outras instâncias”, destacou.

 De acordo com Batista, dados preliminares do inventário mostram que Petrolina comporta outros três hotéis de grande porte. “Inclusive essa informação já havia sido repassada por auditorias externas de grupos internacionais. Até porque quando temos eventos, nossa ocupação é de quase 100%. Normalmente, a média de 80%”, alegou.

 Outra novidade é que o tempo de permanência do turístico cresceu de 2 para 5 dias; principalmente, devido ao incremento nas opções de lazer e no marketing. “O turismo de lazer cresceu 33% e o da terceira idade também está muito presente. Isso sem falar que com as universidades e consolidação da cidade como polo médico vem atraindo cada vez mais pessoas”, informou.

 Nadja Batista alega que o enoturismo é, hoje, o principal atrativo turístico da cidade. “Foi forte o marketing, principalmente com o Vapor Do Vinho, único na América Latina. O rio, a agricultura irrigada e nosso diferencial, que é o vinho, são uma associação perfeita para nossa cidade”, disse.

Turismo de esportes – Nesta terça-feira, membros da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) apresentam no Sebrae Petrolina o Plano da Rota do Campeonato Pernambucano 2013 de Futebol. A ideia é elaborar um guia que mostre ao torcedor que além de poder vir torcer pelo seu time na cidade, ele encontrará opções de lazer.

Fonte: Grande Rio FM

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário