Secretaria Municipal de Saúde dá início à descentralização dos testes rápidos para HIV e sífilis em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemCom o objetivo de ampliar a oferta e o acesso aos serviços de saúde à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina deu início a descentralização para a realização dos testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis, implantando o serviço nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME).

Em um ciclo de visita às seis unidades AME de Petrolina, a equipe de profissionais do Programa Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais está disponibilizando os testes rápidos e orientando os profissionais acerca da triagem para o diagnóstico. As unidades AME Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, AME Lia Bezerra, no José e Maria e AME Manoel Possídio, na Areia Branca, já estão com o serviço disponível à comunidade.

“Ampliação na oferta do serviço é um mecanismo produtivo para que a população tenha maior comodidade e acesso ao serviço. Tivemos o cuidado em treinar nossos profissionais da rede de Atenção Básica para o manuseio dos dispositivos de triagem da sífilis e diagnóstico do HIV, especialmente em gestantes e pessoas com tuberculose”, afirmou a coordenadora do programa Raquel Costa.

A próxima unidade a receber a descentralização é a AME Leonor Elisa, no bairro Dom Avelar. As comunidades de Izacolândia e Henrique Leite poderão realizar os testes rápidos a partir da próxima semana, após a implantação. “Nossa meta é descentralizar os testes rápidos em todas as unidades AME que forem inauguradas”, completou Raquel.

A população dos bairros, que não são assistidos por uma unidade AME. podem se encaminhar ao Espaço Vida, localizado ao lado da Secretaria de Saúde, das 7h30 às 17h30, para realizar seu exame.

ASCOM Sesau

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário