Secretaria Municipal de Saúde realiza ação de busca ativa para tuberculose na zona rural de Petrolina

imagemA Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, através do Programa de Combate à Tuberculose, realizou ação de busca ativa para pessoas que convivem com pacientes de tuberculose na comunidade do projeto N10, na última sexta-feira, 09. A ação tem por objetivo o diagnóstico precoce da doença, bem como seu tratamento, através da realização do exame da prova tuberculínica.

“Este exame é utilizado para fins de controle epidemiológico, o resultado positivo indica que o paciente teve contato com o bacilo (infecção latente da tuberculose), mas não indica a doença, já que, após o contágio, o indivíduo apresenta 5% de chances de desenvolver a doença nos primeiros 2 anos. Já em situações específicas, como no caso do diagnóstico da doença em crianças, pode auxiliar no diagnóstico”, explicou o coordenador do programa Walter Ataalpa.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

“Tosse por mais de três semanas, produção de catarro, febre, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Pessoas que tiverem com esses sintomas procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua residência, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente”, alertou Ataalpa.

Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário