Secretário de Agricultura, Eduardo Salles, inaugura unidades de beneficiamento de pescado e participa de encontro regional do (PP) no município de Casa Nova-BA.

imageO secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, inaugurou na tarde desta quarta-feira 08, unidades de beneficiamento de pescado que darão sustentabilidade à piscicultura no município casanovense. Uma unidade de beneficiamento de pescado que tem um investimento de aproximadamente 500 mil reais, estruturada por câmara fria, máquina de produção de gelo e equipamentos para beneficiar 3 toneladas de peixe por dia. Esta obra além de beneficiar centenas de pescadores permitirá a agregação de valor aos seus produtos. Buscando a eficiência no setor, se reuniu na colônia de pescadores com para falar sobre a implantação através de um convênio, com o MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário a Bahia Pesca e a Ebda, e do sistema de assistência técnica aos pescadores dos município com técnicos e representantes da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), presidente da colônia de pescadores (Cicinho), presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Cássio Peixoto, prefeito de Casa Nova Wilson Cota, secretário municipal de Agricultura (Kaká), vereadores Élber do Né , João Honorato e comunidade local.

Eduardo fez uma análise de sua atuação frente à secretaria quando assumiu há pouco mais de dois anos. Disse que ouviu os agricultores sobre os problemas e identificou que a havia a falta de estrutura para o trabalho e muitas dificuldades eram encontradas. Logo, o secretário fez uma secretaria itinerante, com assistência, implantação de convênios com os órgãos para expansão do trabalho dos produtores e destacou a relevância dos casanovenses para a Bahia e Brasil.

Salles falou de mudanças e soluções encontradas para melhorias na realização de trabalhos com os órgãos locais. Um problema grave era a questão da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), a Bahia só tinha 80 mil DAP emitidos. A EBDA emitia DAPS com a internet ligada, como o sinal era ruim, ao realizar o cadastro dos DAPS, a internet caía e tudo acabava se perdendo. Testamos em Casa Nova um novo programa para cadastro, DAP Off-line, fazendo o cadastro sem estar conectado a internet, com todos os inseridos e salvos passaria a emitir de única vez todos os dados prontos. “Passamos a emitir de 80 mil para 610 mil DAPS até mês passado. O teste para que isso funcionasse no Brasil foi feito por técnicos da EBDA de Casa Nova, com a equipe de Casa Nova e colhemos resultados, serviu para o Brasil inteiro. Um orgulho para Casa Nova”, pontuou.

imagemO ato, contou com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre EBDA e Bahia Pesca, ambos pertencentes à secretaria estadual da Agricultura da Bahia com a finalidade de dar assistência técnica aos pescadores e apicultores. O investimento no total de 4 (quatro) milhões de reais terá o suporte do Ministério da Pesca e Agricultura(MPA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MAP).

Logo foi entregue nas proximidades das margens do rio São Francisco, aos pescadores de Casa Nova, a unidade de beneficiamento de pescado, em convênio com a Bahia Pesca, para o desenvolvimento da piscicultura no Norte Baiano. O entreposto modular de pescado que o município recebe na sede e interior conta com 28 técnicos treinados para atuar e dar assistência a 2.500 pescadores da região, 13 barcos de pesca motorizados “Motor de Popa”, (cada barco serve 03 famílias), no total de 36 famílias de pescadores beneficiadas, pelo Programa Renovar, equipados com material salva-vidas e aparatos de pesca. Em contrapartida, a prefeitura firma o compromisso de fazer o muro, caixa d´água e aterramento. Uma unidade de assistência também foi inaugurada em Pau a Pique.

Para o prefeito Wilson Cota convênios e parcerias entre governos Estadual, Federal e município vem bem acalhar. “Poder contribui e corroborar os trabalhadores que são contribuidores no dia a dia com o desenvolvimento do município é algo salutar. Parabenizo, a você secretário, que desde que tivemos o primeiro contato, já tivemos nossas reivindicações atendidas”, Afirmou o prefeito.

Em seguida, Eduardo participou de mais um evento, na Câmara Municipal de vereadores de Casa Nova, promovido pelo presidente regional do (PP), João Honorato, com a presença do prefeito municipal Wilson Cota, Secretário de Governo Netinho, vereadores Leonardo Silva, Pinto, Élber do Né, Gilmar, vereadores e prefeito de Sobradinho Luiz Berti, presidente da Bahia Pesca Cássio Peixoto, entre outras autoridades e imprensa local.

Eduardo fez um balanço de seu trabalho frente à secretaria e destacou várias conquistas para o estado e frisou a importância do colega João Honorato no município em que mostrando preocupação com os munícipes solicitou do secretário que conversasse com o prefeito local para agilizar a reabertura do Matadouro Municipal. Atendendo a solicitação do edil, que foi incisivo nos questionamentos – Com o fechamento do matadouro que foi feito pelo Inema, o abatimento dos animais tem origem desconhecida, não se sabe seu onde estão sendo abatido e se até mesmo não são animais roubados, são diversas irregularidades que pesam e custa caro e causa perigo aos casanovenses. O secretário orientou ao gestor e secretário de Agricultura Municipal a fazer as condicionantes requeridas pelo órgão para retornar provisoriamente até que se possa construir um novo matadouro que custará em torno de 3 milhões de reais. Em entrevista ao Portal Casa Nova Eduardo disse que conversou com o prefeito e informou que o Gestor do Ambiente é a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que da a permissão de Licença Ambiental. “Consegui 20 novos frigoríficos para a Bahia, inclusive, assinei ordem de serviço para Remanso de um frigorífico de abate de 100 animais/dia, através de Emendas Parlamentares. Podemos ter um pequeno aqui de 3 animais/dia. matadouro de Vamos tentar buscar Emendas parlamentares para a construção do novo frigorífico de Casa Nova”, disse Eduardo.

Salles é o atual secretário de Agricultura irá sair da secretaria no dia 15 do mês corrente, segundo ele, uma determinação do Governador Jackes Wagner; todos os secretários que irão pleitear cargos deixarão as secretarias no dia 15. Perguntado sobre sua pré-candidatura a Deputado Estadual, Eduardo afirmou que acredita na vitória e que existe uma lacuna muito grande na Assembleia. Dos 63 deputados Estaduais falta uma pessoa que defenda incondicionalmente o homem do campo. “Aceitei o desafio do meu partido (PP) e para isso conheço muito bem todo o estado e irei defender os interesses dos pecuaristas com o fortalecimento da pecuária no estado da Bahia”, pontuou.

O secretário seguiu para a cidade de Curaçá no norte da Bahia para entregar uma Adutora de 56 quilômetros, que irá beneficiar os moradores curaçaenses, na gestão do prefeito Carlinhos Brandão.

 Ascom

Blog do banana

Deixe seu comentário