SEDUC recebe visita de alunos de Petrolina

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) recebeu uma visita especial na manhã desta quinta-feira (15). Alunos da Escola Municipal de Petrolina Professora Eliete Araújo de Souza “invadiram” salas e o auditório (onde estava acontecendo uma formação continuada para merendeiras), para declamar poesias. O projeto da escola é fruto de um programa de incentivo à leitura e faz uma homenagem ao Dia da Poesia, levando a arte para repartições públicas.

Segundo Sandra Heidy a iniciativa surgiu em 2006, e todos os alunos do 1º ao 9º ano participam. “O projeto tem dado certo, pois conseguimos despertar o prazer de ler nas nossas crianças e adolescentes. Ontem visitamos algumas repartições em Petrolina e hoje escolhemos a SEDUC para receber esse presente. Já fiz parte da Rede Municipal de Juazeiro, conheço o trabalho que está sendo desenvolvido atualmente e, posso dizer que desse lado do rio o investimento em leitura tem sido alto”, revelou a professora.

As onze crianças que compuseram o grupo nesta manhã deram um show de desenvoltura, interesse e conhecimento. Mais do que decorar poesias, eles estão aprendendo novas lições para a vida. Pelo menos é o que garante Larissa Vitória de Souza, de apenas 11 anos. “Estou no projeto desde 2009, e entrei pelo interesse de conhecer palavras novas. Tenho estudado muito, e os livros estão me ensinando a viver melhor”, afirmou. Vitória revela o escritor favorito, “Vinícius de Moraes. Quando declamo os poemas dele é como se estivesse dentro da história”.

Outro exemplo é Izabel Duarte de 09 anos. A garotinha já ganhou o Soletrando, realizado pela própria escola, e agora declama Monteiro Lobato. “Ganhei muito com o projeto. Além de novos conhecimentos, fomos contemplados com uma viagem para Serra da Capivara. Nós levamos nossa poesia para lá”, contou entusiasmada a estudante do 5º ano.

O titular da pasta, Clériston Andrade, ficou bastante feliz com a visita e com a escolha da secretaria para apresentação das crianças. “Ontem mesmo, tivemos aqui os alunos da nossa rede recitando poesias, encenando teatrinho e mostrando tudo que aprendem em sala de aula. Esse intercâmbio é positivo e nos faz acreditar no poder da leitura. No evento desta quarta-feira entregamos mais 14 mil livros paradidáticos, que com certeza contribuirão para que mais momentos especiais como esses aconteçam”, analisou o secretário.

(Ascom PMJ)

Blog do Banana

Deixe seu comentário