Semana de Exposição em homenagem ao Salgueirense Jandeir Dias

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Sou Isadora Dias, que idealizei a exposição por seguir os passos e o legado deixado pelo meu tio, tenho o objetivo de manter vivo o legado dele e há quase 7 anos sonho com essa exposição, então reuni forças e separei tudo de mais lindo que ele já fez para expor e manter vivo seu legado na memória dos salgueirenses.

Ele que contribuiu para a arte em Salgueiro desde 2006 sendo pioneiro e tendo por muitos anos o único grupo de teatro atuante na cidade, tal qual levou o nome de Salgueiro-Pe para vários festivais e mostras de teatro em todo sertão Pernambucano, até a capital Recife e com Record de público em todo sertão Pernambucano.

A exposição acontecerá aberto ao público de forma gratuita, na Casa da Cultura Coronel Veremundo Soares, do dia 21 à 24 de Junho, das 08:00 às 13:30, com o apoio da Prefeitura do Salgueiro, em parceria com a Secretaria de Cultura e Esportes.

Será reunido tudo de mais lindo que ele já fez como esculturas em Biscuit, cenários e figurinos dos espetáculos, fotos com legendas explicativas, e um pouco de toda sua trajetória.

Tenho 23 anos e comecei a seguir no meio artístico com 7, idade que ele levava eu e minha irmã Isabella Dias para os ensaios do seu grupo de Teatro, onde mais tarde pudemos estrear como atrizes no grupo.

Jandeir sempre foi um menino simples, mas muito sonhador, lutou para arte em Salgueiro, mesmo com os desafios de viver no sertão construindo e fazendo da arte ferramenta de consumo. Era encantado com a magia, com os personagens, com o mundo lúdico, e é o caçula de 9 irmãos.

Em Salgueiro-PE, Jandeir foi um multi-artista: filósofo formado em filosofia, pintor, artista plástico, bem como artista teatral atuando como roteirista, cinegrafista, diretor e ator.

O nosso objetivo é receber um bom número de pessoas durante a semana de exposição para que não só um bom salgueirense tenha em memória seu legado, mas também para que todos saibam e conheçam o trabalho e quem foi esse grande artista e o papel que desempenhou na cidade e região.

Texto: Isadora Dias.

Related Posts