SERQUIP volta a coletar lixo hospitalar em Curaçá

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

No Hospital Municipal de Curaçá – HMC, o lixo hospitalar já não é coletado pela SERQUIP há mais de cinco meses, foi o que constataram: a Secretária Municipal de Saúde, Fátima Leite, e a Diretora do HMC, Andréa Torres. A SERQUIP fazia a coleta em Curaçá, e é a única fazer esse serviço específico coleta e destinação final de lixo na microrregião de Juazeiro, conforme nos informou Flávia Alves, responsável pela Comissão de Infecção Hospitalar do Hospital (CCIH), no governo anterior. Essa empresa coleta e incinera lixo hospitalar há 10 anos, na Região. Em contato com a SERQUIP, foi descoberto que o contrato com a Prefeitura foi encerrado em agosto do ano passado por falta de pagamento. Numa entrevista com o ex-diretor do Hospital, Edgar Araújo, ele disse que a responsabilidade pelo lixo era da CCIH.

O lixo hospitalar é composto de seringas, instrumentos cortantes e outros utilizados em curativos e até restos de tecido humano, como placenta, como informou Fátima. “O maior problema desse lixo estar em Curaçá é que fica exposto aos vetores como moscas, formigas e baratas. Eles põem em risco toda a comunidade, todos nós corremos perigo”, complementou a Secretária.

Conforme Flávia e informações da SERQUIP, o lixo era coletado semanalmente. “O lixo passou a ser acondicionado em bombonas pretas identificadas; havia também separação pela cor da sacola; por exemplo: o lixo biológico vinha em sacolas brancas. Nós identificamos áreas de perigo de contaminação no Hospital, desde a de menos risco (verde) até a de risco total (vermelho). A mesma preocupação era com os resíduos que tinha bombonas com lixo seco (papel, plástico), molhado (da copa), biológico. E só era acondicionado o que coubesse”, revelou Flávia, que ainda disse que o lixo radiativo do Hospital também era coletado pela SERQUIP.

De acordo com Flávia, nos últimos meses do ano passado, a coleta desse lixo ficou sob-responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, sob gestão do Sr. Clébio Jatobá. Não houve mais informações. O objetivo era saber se ele faz alguma coleta, e se sim, para onde ele conduzia esse lixo que só pode ser coletado por empresa específica. A atual Secretária de Saúde já negociou com a SERQUIP e a coleta reiniciou nesse dia 31/1/2013. “Já fizemos o parcelamento junto à Empresa, e eles retornaram a fazer a coleta não só no Hospital, mas em todo o Município. A segurança da população é prioridade”, concluiu a Secretária.

Ascom Prefeitura de Curaçá

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário