Seu Erasmo do Arapuá diz que seca de agora é mais fácil pra enfrentar que a de 1932

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemHistórias e curiosidades de um sertanejo da ‘gema’. Esse é José Francisco de Assis, 89 anos, o Erasmo do Arapuá. Nascido e criado e onde vive até hoje no Sítio Arapuá, interior de Dormentes, no Sertão do São Francisco, Seu Erasmo conta detalhes e diferencia a grande seca do Nordeste de 1932 para essa atual.

“Naquela época era muito difícil passar por uma seca tão forte. A gente mal tinha alimento. As nossas refeições eram tiradas do mato. Até macambira a gente comia para não morrer de fome. Hoje é tudo mais fácil. Tem Bolsa Família, Garantia Safra, quem sofre mesmo são os animais atualmente, que não aguentam um período de estiagem tão longo”, avaliou esse típico sertanejo.

Blog do Banana

Related Posts

2 comentários

Miguermária 22 de setembro de 2013 - 13:35

meu tio!!!! uma grande figura… Uma pessoa que enfrenta a vida com muito dinamismo!!!

como Disse Euclides da Cunha: “O Sertanejo é antes de tudo um forte!”
mesmo com todos os entraves nunca desiste.

Responder
Amorim 18 de setembro de 2013 - 1:25

Olá este sertanejo fala de algo que foi verdade, eu tenho 49 anos e conto sempre a historia dos meus Bisavós, que Moravam Xiquexique Próximo a Mantega de Dona .Dalva. eles foram embora para Barreiras-BA, trabalhar nas fazendas do Coronel Abílio, de lá se entenderam para o Goiás e Brasília até hoje. Onde nós contamos com mais duzentas pessoas da nossa família. conversar com seu José Francisco é a melhor coisa que eu gostaria. essa comparação da seca a tempos de hoje para a de 1932 tem uma grande diferença hoje tem ajuda de todos os lados.

Responder

Deixe um comentário