Sintraf promoverá audiência pública para discutir perenização do Pontal

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA perenização do Riacho do Pontal em Petrolina, sertão pernambucano, será tema de uma audiência pública promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Petrolina (Sintraf) e Conselho dos Usuários da Água do Pontal. A discussão acontece no próximo dia 30, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores solicitada pelo vereador Geraldo da Acerola, do PT que preside a Comissão de Agricultura da Casa Plínio Amorim.

Segundo o vice-presidente do Sintraf, Reginaldo Alencar, a finalidade da audiência pública é debater a legalização da utilização da água do canal do projeto irrigado Pontal para perenizar mananciais localizados ao longo 50 Km do canal, partindo da região do açude Vira Beiju, localizado na região de Uruás até o Sítio Coelho, área ribeirinha do município.

“Essa luta travamos há 12 anos. A perenização do Pontal nessa região beneficiará 23 comunidades. Mais de 3 mil pessoas dependem dessa água para otimizar a agricultura familiar nessas localidades”, justificou Reginaldo que acrescenta que os 50 Km reivindicados para a perenizaçao do Pontal tem ao longo desse curso diversas barragens prontas

Alencar frisa que essa é uma discussão ampla e de interesse de todos que dependem da agricultura familiar na região do Pontal. O debate, conforme o dirigente do Sintraf, deverá contar com a presença de diversas autoridades, da superintendente da Codevasf em Petrolina, deputados estaduais e federais da região, do ex-deputado Osvaldo Coelho idealizador do modelo do Pontal para beneficiar à agricultura familiar; e do senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB.

“O ex-deputado Osvaldo Coelho já confirmou presença e disse que fazia questão de integrar o debate. Desde o modelo implantado pelo funcionamento do Pontal que as famílias que residem ao longo do perímetro cobram uma definição da situação das comunidade que dependem da água do Pontal para continuar plantando e se mantendo.

“Em alguns trecho já contamos com essa água para a nossa produção. Queremos que isso seja oficializado e possa chegar a essas comunidades situação ao longo do canal. Queremos sair da audiência pública para saber que tipo de obra pode executada para dotar essa região com água do canal, visando atender agricultores familiares que residem ao longo do Pontal”, concluiu a presidente do Sintraf, Isália Damascena.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário