Sistema adutor de Caititu é inaugurado em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemEmpreendimento beneficiará uma população de 7,5 mil pessoas em oito comunidades 

O ministro da Integração nacional, Fernando Bezerra Coelho, esteve na zona rural de Petrolina, na noite desta sexta-feira (24), para inaugurar a primeira etapa do sistema adutor de Caititu, comunidade que fica distante aproximadamente 100 quilômetros da sede do município. Acompanhado de técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e de autoridades locais, Fernando Bezerra Coelho destacou o esforço que o Governo Federal vem fazendo no sentido de levar água às comunidades mais distantes.

“O compromisso do Governo é de universalizar o acesso à água. Por isso, é tão importante investir em obras que vão garantir a distribuição desde grandes reservatórios ou de pontos perenes até as pequenas comunidades. O programa Água para Todos está construindo pequenas barragens, instalando cisternas e implantando sistemas de abastecimento simplificados, pois queremos a água chegando às torneiras de famílias que vivem na zona rural”, afirmou Bezerra Coelho.

De acordo com o ministro, a orientação da presidenta Dilma Rousseff é para fazer desta estratégia o mesmo que ocorreu com o programa Luz para Todos. “No governo do ex-presidente Lula, quando o Luz para Todos foi anunciado, muita gente não acreditou que isto seria possível. Hoje, praticamente todos os municípios brasileiros possuem energia elétrica; há um residual mínimo a ser concluído”, observou, ao destacar que os investimentos no Água para Todos já somam R$ 1,5 bilhão.

Executada pela Codevasf, a obra do sistema adutor de Caititu possui extensão total de 85 quilômetros e está orçada em R$ 12 milhões. Quatro comunidades já estão sendo beneficiadas: Uruás, Cruz de Salinas, Atalho e Caititu. A próxima etapa do empreendimento levará água também aos povoados São Bento e Aranzel, em Petrolina, e Lagoas e Lagoa de Fora, em Dormentes.

Perímetros irrigados – A agenda do ministro Fernando Bezerra Coelho em Petrolina iniciou com uma visita ao perímetro de irrigação Nilo Coelho, acompanhado do senador Benedito de Lyra e prefeitos de 31 municípios alagoanos. Os gestores municipais foram conhecer exemplos de tecnologias de convivência com a seca e de incentivo à agricultura irrigada. “Este é o maior perímetro público irrigado do Governo Federal, com aproximadamente 23 mil hectares e quase nenhuma área ociosa. São mais de 70 mil empregos diretos. Agora, que iniciaremos também a ocupação do Projeto Pontal, serão mais de 33 mil hectares públicos irrigados só aqui em Petrolina”, explicou Fernando Bezerra.

“A partir do esforço do Governo Federal para viabilizar o Canal do Sertão Alagoano, cuja primeira etapa foi entregue em março deste ano, vocês também poderão ampliar as áreas irrigadas em Alagoas. Já são 65 quilômetros de canal disponibilizando água para os municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca”, pontuou Bezerra Coelho, acrescentando que a ordem de serviço para mais 30 quilômetros de canal será assinada em Maceió, nesta segunda-feira (27).

O ministro destacou ainda que a Codevasf está realizando estudos para iniciar este ano a implantação de perímetros irrigados em quatro localidades às margens do Canal do Sertão Alagoano. “A gente acredita que será possível implantar cerca de dez mil hectares irrigáveis, o que pode gerar um polo de agricultura irrigada com até 20 mil empregos. Isto vai mudar a história da economia naquela região”, frisou.

O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, afirmou ter ficado impressionado com a produção de frutas na região de Petrolina e Juazeiro. “Particularmente, me chamou muito a atenção a plantio de maça e pera. Como o município do qual sou gestor é um dos maiores produtores de abacaxi em Alagoas e possui um grande manancial de água, levarei muito das experiências que vimos aqui”, disse.

“Sabemos que a agricultura irrigada é a redenção para regiões com características assim. Por isso, com o Canal do Sertão, que corta parte do semiárido alagoano, nossa meta é implementar ações como esta também em Alagoas. É o agronegócio que ajuda muito a balança comercial do nosso país”, afirmou o senador Benedito de Lira, chamando a atenção dos prefeitos para o melhor aproveitamento da água que está sendo disponibilizada pelo Canal do Sertão. (Ministério da Integração)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário