Sistema de Teleconsultoria do HDM/IMIP auxilia no tratamento, intercâmbio de experiências e conhecimento entre unidades de saúde

imageUma prática bastante importante que tem sido utilizada no Hospital Dom Malan/IMIP que vem beneficiando diversos pacientes da Região do Vale do São Francisco é a teleconsultoria. Este recurso tecnológico possibilita a discussão e análises de casos clínicos com profissionais de toda a Rede Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

Segundo a diretora de ensino e pesquisa do HDM, Angélica Guimarães, a iniciativa é uma poderosa ferramenta tecnológica de apoio, utilizada para aproximar saberes e qualificar a assistência à população. “A teleconsultoria é uma modalidade de transmissão entre duas instituições (HDM e IMIP), realizada através do núcleo de telessaúde do IMIP, onde dois ou mais profissionais discutem em tempo real, questões sobre um paciente ou situação clínica, previamente selecionada, viabilizando desta forma a troca de informações e experiências”, explica a médica.

O resultado é um melhor planejamento diagnóstico e terapêutico para um determinado paciente. Além de evitar ou diminuir a necessidade de transferência dos mesmos para as capitais.

“O HDM utiliza a videocolaboração entre profissionais das duas Instituições da Rede IMIP, para beneficiar pacientes do sertão, evitando os seus deslocamentos em busca de parecer de médicos especialistas. É um novo instrumento de compartilhamento de conhecimento onde todos se beneficiam, em especial, o paciente”, complementa Angélica Guimarães.

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP

Blog do Banana

Deixe seu comentário