SOBRE CRISE, DILMA DIZ QUE “MAROLA” VIROU “ONDA”

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA presidente Dilma Rousseff comentou nesta quinta-feira 11 em Bruxelas, na Bélgica, onde participa da II Cúpula União Europeia – Celac, que a crise no Brasil, uma “marola” em 2008, virou uma “onda”.

O termo foi usado em 2008 pelo ex-presidente Lula, segundo quem a crise hipotecária nos Estados Unidos era um “tsunami”, mas que chegando ao Brasil, se tornava uma “marolinha”. Segundo Dilma, o termo estava correto naquele momento. Conforme a análise da presidente, a marola virou onda porque o mar não serenou por culpa do perfil do crescimento dos Estados Unidos.

“Naquele momento, foi sim, senhor. Mas depois se acumula e vira uma onda. Sabe por quê? Porque o mar não serenou. Se tivesse serenado, ou seja, se a economia americana tivesse, de fato, tido uma crise em V, cai e depois sobe. Mas não foi isso”, detalhou. Ela também comentou a escalada da inflação com os jornalistas.

“A causa da inflação não é estrutura, é conjuntural. Era isso que estava querendo dizer. O outro lado é o fato de que, além disso, nós sofremos as consequências do ajuste cambial. Esse ajuste cambial não fomos nós que provocamos, nós sofremos o efeito dele”, enfatizou. (247)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário