Técnicos do governo federal chegaram a Petrolina para acompanhar o projeto do flutuante na barragem de Sobradinho-BA

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemFoi nessa terça-feira(9) na sede do DINC (Distrito de irrigação do Projeto Nilo Coelho) que emissários do governo federal, representando os Ministérios da Integração Nacional e a Casa Civil da presidência da república, participaram de importante reunião no sentido de conhecer de perto o projeto concebido pelos engenheiros e técnicos da CODEVASF e DINC para a colocação de um flutuante na Barragem de Sobradinho que vai fazer a captação de água para os projetos Nilo Coelho e Maria Tereza, diante da crise hídrica do Rio São Francisco e da redução da vazão da Barragem de Sobradinho que pode dificultar a chegada de água do rio aos projetos Nilo Coelho e Maria Tereza em Petrolina.

Além da explanação com detalhes técnicos do Diretor do Distrito de Irrigação Nilo Coelho,Paulo Sales, o projeto orçado em mais de 38 milhões, necessita de autorização do governo federal o mais urgente possível para o início das obras.

A decisão tem que ser tomada, o que facilita o início dos trabalhos que leva terraplanagem, colocação de tubulações de grande porte e ajustes na operacionalização do sistema.

imagem2

Para o Presidente do DINC Amauri José de Bezerra da Silva que coordenou a reunião, o governo não tem mais tempo para decidir se autoriza ou não a obra do flutuante. Se tudo ocorrer dentro do previsto a CODEVASF vai precisar de mais ou menos 100 dias, mais de três meses, para colocar o sistema em funcionamento e trazer um certo conforto aos produtores e irrigantes dos projetos Nilo Coelho e Maria Tereza.

Os emissários Laerte Davi Cleto, da subchefia de articulação e monitoramento da Presidência da República e da Casa Civil e Valdir Juswiak do Ministério da Integração Nacional, analista de infraestrutura e coordenador geral do departamento de irrigação pública e da coordenação geral de sustentabilidade, acompanharam atentamente a palestra dos técnicos e engenheiros do DINC E CODEVASF e disseram ali, que a missão deles era exatamente conhecer de perto as necessidades do projeto para que o Governo Federal possa bater o martelo.

 imagem3

Depois da reunião, os dois emissários foram conhecer in loco a barragem de sobradinho e o local das tomadas de água que abastecem os projetos de irrigação em Petrolina.

Presentes à reunião, além do Presidente do DINC, Amauri José Bezerra da Silva, Superintendente da CODEVASF João Bosco, o secretário executivo de Ciência e Tecnologia da prefeitura de Petrolina, Newton Matsumoto e vários produtores, técnicos e engenheiros e o Deputado Federal Adalberto Cavalcanti, que ficou assustado diante da gravidade que pode resultar em colapso a falta de água para abastecer os projetos em Petrolina.

O Deputado saiu da reunião com a missão de viajar para Brasília e pedir audiências urgentes com os Ministros Armando Monteiro e Gilberto Occhi e colher deles o compromisso de entrar na briga urgentemente para a colocação do flutuante em Sobradinho, antes que seja tarde. (Vinicius de Santana)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário