Telessaúde em Petrolina segue com inovação e tecnologia na Rede Intermunicipal de Saúde – RIT Vale

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemNovos investimentos em tecnologia e em um sistema integrado que envolve os profissionais da Atenção básica (AB) destacam Petrolina como sede da Rede Intermunicipal de Telessaúde em Pernambuco. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pioneira nos municípios que compreendem na Gerência Regional de Saúde (8ª GERES), segue com um número cada vez maior de profissionais e unidades de saúdes associadas e integradas à rede de Atenção à Saúde Básica das pessoas.

 imagem

Atualmente, com apenas nove meses de funcionamento, 17 municípios estão participando da RIT Vale, destes 69 unidades de saúde somam 76 equipes de saúde da família interligadas à rede.

O coordenador do Telessaúde RIT Vale – Núcleo de Petrolina, Silvoney Junior, fala sobre os resultados e traz números que comprovam o sucesso da RIT Vale. “O Programa Telessaúde RIT Vale ao longo dos últimos nove meses já realizou: 248 solicitações/esclarecimentos de dúvidas, cerca de 62% delas realizadas por enfermeiros. As principais dúvidas esclarecidas foram sobre problemas durante a gestação, hanseníase, citologia, candidíase, vacinação, medicação e tuberculose”, esclareceu o coordenador.

A novidade para os solicitantes e teleconsultores é que agora é possível anexar arquivos e fotos em suas solicitações. Esta ferramenta estava programada para ser implantada na versão 2.0 da Plataforma, porém foi antecipada em razão da demanda e necessidade de facilitar e qualificar as teleconsultorias. Deste modo, ficará mais simples e prático para o solicitante repassar ao teleconsultor fotos dos casos clínicos e receber arquivos de materiais de apoio.

Para solicitar uma teleconsultoria o profissional deve estar cadastrado na plataforma, para isso, o município já deve ter aderido ao Projeto Telessaúde, pelo endereço eletrônico http://www.plataformatelessaude.ufrgs.br. “A RIT Vale pode ser considerado um projeto ousado e vanguardista, pois envolve 17 municípios de 4 Regiões de Saúde o que impõe enorme esforço logístico e financeiro para superar distâncias que chegam a 280 km de Petrolina, a exemplo do município de Floresta-PE”, afirmou o apoiador de Campo, Clodovaldo Carvalho.

A equipe do RIT Vale conta com profissionais habilitados, técnicos e colaboradores para orientarem a cada profissional de saúde sob os recursos da rede. Um coordenador geral, um apoiador de campo, uma profissional para apoio em Tecnologia da Informação (T.I), um telerregulador e cinco teleconsultores integram a rede de profissionais em Petrolina.

O RIT Vale Núcleo de Petrolina

O Telessaúde, instituído em Petrolina através da portaria nº 2.815 de 2011, possibilita as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) uma dinâmica maior e com mais interatividade na execução dos serviços da Atenção Básica nas unidades de saúde. O RIT Vale auxilia os profissionais das Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME-Saúde da Família) no apoio e na perspectiva da educação permanente, tendo como objetivo ampliar a autonomia e a capacidade resolutiva dos profissionais que solicitam os serviços através de uma rede especializada.

ASCOM Saúde

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário