Tiririca (PR-SP) está entre os 25 melhores deputados de 2012

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Esta semana o gabinete do parlamentar publicou a primeira edição de um boletim composto por oito páginas, no qual constam informações em forma de relatórios sobre suas ações na Câmara. O boletim reúne de propostas apresentadas por ele, a audiências das quais participou, além das aplicações de suas emendas parlamentares.

Em agosto, Tiririca conseguiu com que uma proposta de sua autoria desse o primeiro passo para virar lei, um dos motivos que levou diversos jornalistas ligados à Camara a indicarem-no como um dos 25 melhores deputados do ano de 2012. O palhaço disputará o Prêmio Congresso em Foco 2012, que será definido agora pelo voto do internauta e entregue no dia 8 de novembro.

Tiririca comemora: “Para mim, só de estar na lista é uma vitória. Não sou político, estou político. É uma diferença grande. Estou bem pra caramba. E o mais importante: sem deixar de ser eu mesmo aqui”, finalizou. O deputado também diz crer que surpreendeu positivamente o eleitorado: “Estou superfeliz com isso, mostrando para os meus eleitores que eles não deram voto perdido. Não estou fazendo feio. Não quero decepcionar o povo nem me decepcionar”, declarou.

Após 21 meses na Câmara, Tiririca diz estar “totalmente adaptado” à vida parlamentar e que se sente cada vez mais à vontade. “Cabe a você caminhar pelo caminho certo ou errado. Aqui, tem esses dois caminhos. A responsabilidade é maior, qualquer vacilo que eu der, a imprensa e os colegas vão cair em cima: ‘Ó, o palhaço está fazendo palhaçada’”, afirmou. “Me sinto vigiado aqui 24 horas por dia”, declarou.

Em 22 de agosto, conseguiu a aprovação de um projeto de lei que apresentou em 2011 à Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara (CSSF), que aprovou por unanimidade. O projeto consiste na criação de um programa de amparo aos profissionais circenses, incluindo-os na Lei Orgânica de Assistência Social, uma vez que estes, pela falta de comprovação de residência fixa, muitas vezes não são atendidos em hospitais públicos ou sequer podem matricular seus filhos em escolas públicas. Aprovado pela CSSF, o projeto de lei agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A inclusão garantiria os direitos básicos de saúde e educação para os profissionais do circo, mesmo sem comprovação de residência.

Tiririca afirma que tal projeto de lei é uma das suas maiores prioridades como parlamentar. “Sou o único com essa bandeira do circo. Sou um cara circense. E estou firme nessa bandeira. Pode até não dar em nada, mas estou fazendo muito barulho”.

Eleito com mais de 1,3 milhão de votos, Tiririca garante que faz um trabalho sério na câmara, e que, para isso, precisa enfrentar o preconceito dos demais parlamentares e até mesmo muitos de seus eleitores, os quais esperariam, segundo ele, por “palhaçadas”. “Estou feliz, fazendo coisas que jamais poderia fazer como artista para o povo. De onde ia tirar dinheiro do bolso para saúde, pra educação, pra esporte? Impossível. Mas com uma emenda parlamentar eu posso. Tenho uma verba anual que vem da Câmara para mandar para essas áreas”, declarou.

No início de setembro, a assessoria de Tiririca divulgou o primeiro boletim informativo sobre sua atuação. Nas oito páginas do documento constam detalhadamente suas propostas, bem como as audiências das quais participou, além da publicação cuidadosa de todos os seus gastos e destinação de suas emendas parlamentares. “Sou bicho solto no mundo. Cheguei aqui preso. Caramba, o que eu estou fazendo aqui? Sentia que as pessoas me olhavam atravessado, desconfiados”, disse o parlamentar.

O palhaço faz parte de um grupo extremamente seleto de apenas nove deputados que estiveram presentes em todas as 171 sessões destinadas à votações na Câmara. Tiririca também é assíduo nas comissões, nas quais não há obrigatoriedade de presença dos parlamentares. Das 120 reuniões da Comissão de Educação e Cultura, Tiririca esteve presente em 106, o que corresponde a 88% do total. O parlamentar já elaborou e apresentou sete projetos de lei, todos voltados para educação. Relatou ainda cinco proposições, embora ainda não tenha feito nenhum discurso no plenário.

Fonte: Folha-PE

Blog do Banana

Related Posts

5 comentários

Gustavo 20 de setembro de 2012 - 14:09

Enquanto isso, no ranking da revista Veja, Fernando Filho ocupa a 170° posição com nota de apenas 2,7 pontos, ficando bem atrás do palhaço Tiririca que obteve 4,3 pontos, da deputada por Pernambuco Ana Arraes que obteve 5,7 pontos e dos melhores deputados como Mara Gabrili, nota 9,2, Jorginho Melo, nota 9,3, e Eduardo Barbosa, nota 10. O desempenho de Fernandinho só não é pior do que alguns deputados, como Gonzaga Patriota, foi tão ruim que estes obtiveram nota abaixo de 1 e foram excluídos do ranking de Veja.

O ranking pode ser acessado através do site:
http://veja.abril.com.br/infograficos/ranking-deputados-senadores/

Fernando Filho também faz parte do grupo de deputados que faltaram a mais de 20% das sessões da câmara, enquanto os melhores deputados obtiveram média de faltas inferior a 10%

A assiduidade dos deputados pode ser verificada no site:
http://s3.amazonaws.com/cfstatic/wp-content/uploads/2012/04/AssiduidadeCamara2011.pdf

Responder
Terra dos Impossiveis 19 de setembro de 2012 - 19:38

tiririca presidente (2)

Responder
marinaldo 19 de setembro de 2012 - 17:22

É, PELO O JEITO ELE APRENDEU DIREITINHO O QUE FAZ UM DEPUTADO!

Responder
ESSE EU CONHEÇO 19 de setembro de 2012 - 15:29

esse Brasil é uma piada como o congresso nacional é um circo ,dai avaliação dele ser excelente pois lugar de palhaço é no circo ela esta no lugar certo

Responder
paulo 19 de setembro de 2012 - 13:43

tirica presidente

Responder

Deixe um comentário