O líder sindical dos trabalhadores rurais de Petrolina, Francisco Pascoal Chicô, é o novo presidente da secional pernambucana da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB). Ele liderou a chapa eleita no VI congresso estadual da Central realizado neste final de semana na sede do Sindicato dos Servidores da UPE, no Recife. Também integram a direção a professora Anna Davi como vice-presidente e o servidor público federal José Luís Simões como secretário-geral.
A CTB é uma das maiores centrais sindicais do Brasil, organizada sob a influência do PCdoB e do PSB. A chapa eleita é formada por militantes dos dois partidos em articulação conduzida pela presidente estadual do PCdoB, Thiara Milhomem, e pelo secretário sindical nacional do PSB, Evaldo Costa.
Os sindicalistas definiram ainda que darão total apoio às iniciativas do governo Lula para que os super-ricos paguem impostos e para a consolidação da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
“Lutaremos nas fazendas, nas fábricas e nas ruas por melhores salários e condições de vida para os trabalhadores, assim lutaremos para eleger representantes e aliados da classe trabalhadores em todos os níveis na próxima eleição”, declarou Chicô em seu discurso de posse.
Também foram eleitos: Helmiton Beserra (secretário de Finanças), Bismarck Saraiva (adjunto), Ilzenaide Mendes (Saúde do trabalhador), João Francisco Ronda (Política agraria), Fábio Couto (formação), Ana Nery (Mulher Trabalhadora), Maria Oliveira (Saúde), Wallace Melo (Comunicação), entre outros.
A direção eleita tem mandato com duração de quatro anos para executar o programa aprovado pelos mais de 250 delegados que participaram do conclave. A luta contra a jornada 6×1 e pelo resgate das conquistas históricas dos trabalhadores, suprimidas pela chamada reforma trabalhista dos governos Temer e Bolsonaro, são os principais pontos.