Trabalhadores rurais e urbanos pedem mudanças no atendimento de pericias médicas do INSS

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imageUm movimento reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 17 de junho, entidades ligadas aos trabalhadores rurais e urbanos e exigiu mudanças no Ministério da Previdência Social no tocante a burocracia, falta de peritos para a concessão de benefícios aos trabalhadores incapacitados de exercerem suas atividades, todos segurados e seguradas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Em Petrolina os manifestantes se concentraram na Agência da Previdência Social localizada no Centro da cidade e foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais com apoio da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) e da Confederação dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), entre outras entidades de trabalhadores do município.

Na pauta de reivindicações dos trabalhadores eles alegaram que a pericia médica, como ato administrativo, deve assegurar o atendimento a todos os trabalhadores e trabalhadoras quando estes se encontrarem incapacitados seja por causa de doenças ocupacionais, acidente de trabalho ou qualquer outra motivação que o impeça de trabalhar conforme a legislação, no entanto os manifestantes dizem que são nesses momentos que a Previdência Social se apresenta de maneira perversa.

“Não assiste de forma correta o trabalhador como garantido em lei e por outro lado, não dispõem de profissionais suficientes quando médicos-peritos já estão com sobrecarga de trabalho e tem que apreciar todas as formas de patologias o que muitas vezes, prejudica o trabalhador. O problema aumentou com a abertura de mais agencias no estado sem a contratação de profissionais”, aponta o documento das entidades representativas dos trabalhadores.

imagemUm dos candidatos a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, Francisco Pascoal – Chicôu – assina embaixo todos os pontos das reivindicações e sabe como é sofrido se conseguir auxilio com o quadro de funcionários que hoje existe nas agências da Previdência na região.

“É cobrando melhoria que podemos ver se conseguimos algum resultado. São muitas demandas para poucos funcionários e menos médicos ainda e quem precisa do auxilio é que sofre na pele por isso”, atestou Chicôu.

Outro a prestigiar o movimento e se colocar à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras petrolinenses e da região foi o deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, que colocou o seu gabinete com sua estrutura jurídica e de atendimento para quem precisar resolver os impasses com o INSS. Ele frisou ainda que fará um pronunciamento na Assembléia Legislativa cobrando a ampliação do quadro de profissionais no órgão e encaminhar ofício ao ministro da Previdência solicitando o mesmo.

“Estamos nessa luta e o que pudermos contribuir para melhorar as condições de atendimento a essas pessoas, vamos ajudar sim”, disse Odacy.

Pontos prioritários da pauta de reivindicações para melhoria no atendimento no INSS:

1 – Contratar médicos-peritos especializados

2 – Reduzir o prazo de espera na realização de pericias médicas. Hoje são seis meses o tempo médio

3- Garantir que o INSS adote medidas de transparência e de respeito aos segurados e seguradas

4 –Extinguir a resolução que prevê a alta programada na perícia médica, o que acarreta enormes prejuízos aos trabalhadores e trabalhadoras

5- Garantir que os trabalhadores e trabalhadoras acidentados e acidentadas sejam devidamente habilitados e habilitadas com o auxilio doença acidentário e não auxilio doença

6- Reestruturar e regulamentar o setor de pericia médica do INSS, principalmente o quadro de peritos

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário