Tradição: Luiz Jacó ultrapassa décadas mantendo a tradição da moagem de cana e produção do mel e rapadura

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Ao logo dos anos o filho e historiador de Santa Cruz PE, Luiz Gonzaga Jacó, mais conhecido como Luiz Jacó, mantem a tradição na produção de produtos provenientes da Cana de Açúcar, como: rapadura, batida, mel (grosso ou fino), alfenim e caldo de cana. Esse ano o trabalho firme no Sítio Tucano, aproximadamente 20 km da cidade natal, mesmo próximo da divisa com o vizinho município, área do plantio fica em terras de Santa Filomena/PE, a produção tem sua comercialização nas cidades do Sertão.

Com previsão para finalizar nos próximos quinze dias, filhos e netos do saudoso Raimundo Jacó, como Naldinho e Jackson, estão na linha de frente da produção juntamente diversos trabalhos, inclusive os filhos do Senhor Luiz Jacó, Ubirajara e Junho. Hoje os bois deram lugar ao motor diesel adiantando bastante o serviço, mas a velha tradição no preparo do caldo ate o ponto principal através dos tachos e com fortes temperaturas a lenha permanecem.

Uma qualidade incomparável da legitima rapadura da cana merece nossa atenção e valorização para que os produtores do Sertão possam sentir motivados para enfrentar desafios ao logo das secas e permanecerem com a cultura que orgulha nossa gente sertaneja.

O Blog Santa Cruz 24H atreves do seu editor Gerisvan Tavares esteve ao lado do amigo Dr. Evaldo Peixoto, conhecendo todo processo e dedicação dos homens e mulheres envolvidos nos trabalhos. A moagem no sítio Tucano retorna após vinte anos, agora com dedicação do Sertanejo Luiz Jacó, que realiza a primeira moagem na propriedade a expectativa é que para o ano seja ainda melhor. Odesina (Besinha) responsável por a produção dos alfinim, ela que desde da infância já ajudava a família.  (SantaCruz24hras)

 

Related Posts