Transporte complementar: o Trabalho que dá certo em Petolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo -EPTTC tem como missão administrar as funções de transporte coletivo urbana, coordenar, programar e executar a política nacional de transportes públicos no município; além de detalhar operacionalmente o sistema de transporte de coletivo, fixando itinerários, frequências, horários, lotação, equipamentos, turnos de trabalho, integração intermodal, locais e tempos de paradas e critérios para atendimentos especiais.

O órgão municipal também estabelece os esquemas operacionais para o serviço de táxis, definindo custos, equipamentos e locais de estacionamento; fiscaliza a operação e a exploração do transporte público de passageiros por ônibus, vans, táxis e mototáxis, promovendo as correções e aplicando as penalidades regulamentares nas infrações. A EPTTC tem a responsabilidade também de fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, que desde 1998 é de responsabilidade do município. A regulamentação do serviço de transporte complementar foi implantado através de decreto em abril de 2006.

Petrolina possui hoje quase 300 mil habitantes e existe um complexo serviço de prestação de atividades e ações para atender as exigências dos moradores da zona rural. A Prefeitura de Petrolina promove atualmente uma revolução no Sistema de Transporte Complementar. Os números impressionam: são 181 veículos entre vans e micro-ônibus que operam em lugares que os ônibus não chegam. De acordo com o permissionário Adilson de Mendonça, a prefeitura tem dialogado com usuários e motoristas para buscar cada vez mais as melhorias do serviço.

O gerente de transporte complementar, Ryan Pedro Nascimento, conta que hoje existem 8 associações atendendo ao município. Um rigoroso serviço de vistoria e fiscalização de cumprimento de horários. “Temos uma frota de carros e a parceria com a prefeitura que garante gratuidade das passagens para idosos, pessoas com deficiência e estudantes pagam meia passagem”, revela Ryan.

As localidades atendidas se estendem entre a Tapera, Roçado, Núcleos de 1 a 11 do Projeto Senador Nilo Coelho, Maria Tereza, km 25, Massangano, Pedrinhas, Serrote do Urubu, Muquem, Pedra Grande, Izacolandia, Rodeadouro, entre outras. Há 3 anos a Prefeitura revolucionou o sistema colocando para os usuários da linha de Petrolina a Izacolândia, o serviço de bilhetagem eletrônico, dispensando a utilização de dinheiro e troco.

Os equipamentos instalados nos veículos cadastrados na Associação dos Condutores Autônomos em Transporte Alternativo de Passageiros de Petrolina (Ascompe) repercute positivamente entre os usuários, pois o processo é organizado e facilita a vida dos usuários e o trabalho da categoria. “A determinação do prefeito Julio Lossio é sempre tratar as pessoas em primeiro lugar. Por isto estamos sempre nos reunindo com os que fazem o transporte alternativo e complementar do município para que possam oferecer um serviço que atenda as necessidades dos usuários”, ressaltou o diretor presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro.

Os usuários avaliam que a frota de carros atende as necessidades. “O transporte é considerado seguro e nossos motoristas são capacitados nos cursos de transporte de passageiros, em parceria com o Sest/Senat. Importante é o debate sobre como fazer para que mais pessoas utilizem o transporte alternativo e complementar com maior satisfação”, finalizou Paulo Valgueiro.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

3 comentários

valeria 17 de maio de 2015 - 19:41

Sempre tem que existir criticas em relação ao transporte, seja ela de vans, mototaxistas, motoristas de empresas como joalina, ou seja no geral, não vamos especificar somentes vans
Sou usuaria deste transporte, e posso afirmar que nao existe irresponsabilidade por partes de motoristas.

Responder
Tudo direito 16 de maio de 2015 - 8:28

Sou usuário diário da ASCONPE, e posso garantir que os veículos que fazem parte dessa associação sempre passa por manutenção veicular,no que tange a mecânica, os seus condutores estão sempre sendo capacitados concursos oferecedos pelo SEST/SENAT, ee pariticipam de paleatras promovidas pela PRF, tudo pra levar com segurança e eficiência seus passageiros, têm uns condutores mais apressadinhos, mas que não gera insegurança aos passageiros, existe exageros por parte daqueles que não querem ver a mobilidade da cidade fluir, mas se você perguntar a nós passageiros diários teremos sempre boas referências, sugiro ao Ricardo fazer uma reportagem sobre esse meio de transporte crescente em nossa cidade!!!

Responder
ALÉCIO COELHO 15 de maio de 2015 - 15:09

Olha, sou totalmente a favor de que todos tenham meios de ganhar o pão de cada dia.
Mas, falando do transporte alternativo de Petrolina, já vi muitas IMPRUDÊNCIAS por partes de condutores de Vans. Tem muito condutores IRRESPONSÁVEIS que colocam a vida de seus usuários em risco. São muito apressadinhos. Não generalizo mas coloco uma grande parte neste grupo de irresponsáveis.

Responder

Deixe um comentário