Transporte de passageiros por mototáxi é regularizado em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo realizam nesta quarta-feira a entrega simbólica das primeiras placas categoria aluguel para os mototaxistas da cidade. A solenidade acontece às 15 h, no SEST/ SENAT, na Rua Zito de Souza Leão, no quilômetro dois, com a participação da presidente do Detran-PE, Fátima Bezerra.

O Detran defende que o transporte remunerado de passageiros em veículos de duas rodas é uma realidade e serviço fundamental para a circulação de pessoas no interior. A Legislação Federal ( Lei 12.009/2009 e Resoluções 350 e 356 do Conselho Nacional de Trânsito) determina que as prefeituras devem criar leis para regularizar este tipo de transporte e estabelece exigências, visando o bem estar e segurança dos clientes.

No caso de Petrolina, a Legislação que normatiza o assunto é o Decreto 083/2009, que prevê autorização para concessão de uma placa categoria aluguel (vermelha) a cada 400 habitantes, o que, atualmente, consiste em uma capacidade de 735 concessões.

Além da Legislação e da exigência de cadastro municipal, as Prefeituras devem requerer dos candidatos curso profissionalizante de 30 horas/ aula e a moto deve ter equipamentos como mata-cachorro e corta-pipas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quem for flagrado realizando transporte irregular será multado em R$ 85,13 e acumula quatro pontos na CNH. Ressalte-se aqui que cada município possui Legislação própria, com multas e medidas administrativas que variam de uma cidade para outra.

Desde dezembro de 2011, a Secretaria das Cidades, através Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) começou a fornecer as primeiras permissões de placas de aluguel (vermelhas) para 1.117 mototaxistas das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Arcoverde. Petrolina é o quarto município a regularizar o transporte vai mototáxi.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário