Transposição do rio Tocantins trará prejuízos incalculáveis ao meio ambiente

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Há anos o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) tenta por meio do projeto de lei nº 6569/2013, propor a transposição de águas do rio Tocantins para o rio Preto, na Bahia, de acordo com o parlamentar o objetivo é aumentar o volume das águas do rio São Francisco. Mas a proposta de Gonzaga, não é bem vista por muitos, principalmente pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS).

O parlamentar avaliou em entrevista ao site Afnoticías, que não se justifica o argumento de que a obra proporcionará a navegação entre a bacia do São Francisco e o Tocantins, que integra a bacia Amazônica, pois, pelo projeto, o rio Tocantins passará a abastecer o rio Preto, afluente do São Francisco. “Com isso, o Tocantins tende a diminuir ainda mais seu volume, com sérias consequências para o Estado”, alegou o deputado.

Para Mauro Carlesse os constantes desequilíbrios ao longo do leito do rio Tocantins, denunciados pelas comunidades ribeirinhas e pela imprensa local são visíveis.

“Atualmente, as regiões abaixo das usinas de Lajeado e Estreito já vêm sofrendo com a falta d’agua que tem deixado o rio praticamente seco. Caso a proposta seja concretizada como está no Congresso Nacional, com certeza veremos nosso rio desaparecer em breve”, alertou.

O parlamentar ressaltou ainda que as barragens de Sobradinho e Itaparica estão produzindo pouca energia por falta de água no São Francisco, e já se vê movimentação intensa, nos ministérios das Minas e Energia e da Integração Nacional, de políticos representantes da bancada do Nordeste trabalhando nesse sentido.

Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco está programada para o dia 2 de setembro uma mobilização com passeata nas ruas da cidade, em prol da transposição do rio Tocantins, mas o que poucos sabem é que com a realidade dos desequilíbrios ao longo do leito do rio Tocantins, ele também pode morrer. Será que vale a pena tirar sangue de quem estar com anemia? Recorremos ao grande radialista petrolinense, Carlos Augusto Amariz Gomes, que dizia. “A natureza não sabe se defender, mas sabe se vingar”.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário