Últimas universidades federais retomam aulas apenas em outubro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Pelo menos duas universidades federais que estavam em greve vão retomar as aulas do primeiro semestre de 2012 somente em 1º de outubro: Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Pernambuco, e Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul. Elas já declararam o fim da paralisação, mas só retomam as atividades em outubro, segundo os sindicatos dos professores que as representam.

O Ministério da Educação anunciou que quer a reposição completa do período em greve. Cada instituição terá autonomia para montar o calendário de reposição. Na maior parte das universidades, o ano letivo de 2012 vai terminar somente em abril de 2013.

Até terça-feira (18), professores de seis universidades ainda estavam em greve, contrariando o indicativo do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), anunciado domingo (16), para encerrar a greve após quatro meses de paralisação. Eram as seguintes: Furg, Unipampa e UFPel, do Rio Grande do Sul; UFPA e Ufopa, do Pará; e Unir, de Rondônia.

Porém, em assembleias nesta quarta-feira (19), elas decidiram terminar o movimento e não há mais nenhuma universidade federal em greve. O movimento iniciado em 17 de maio chegou a ter adesão de 57 das 59 universidades federais do país. Na maioria das universidades, os professores já haviam decidido voltar às atividades.

As aulas serão retomadas nesta quinta-feira em cinco universidades: UFTM, Ufla, UFPB e Unila. Na segunda-feira (24), as atividades voltam em outras 17 instituições.

VEJA ABAIXO COMO FICA O CALENDÁRIO LETIVO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE PERNAMBUCO

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – A greve durou 112 dias e terminou no dia 5. As aulas relativas ao primeiro semestre recomeçarão na próxima segunda-feira (17) e terminarão em 29 de outubro. Os exames finais ocorrerão de 30 de outubro a 1º de novembro. O último dia para lançamento das notas será em 6 de novembro. Depois, haverá um recesso de 7 de novembro até o dia 2 de dezembro. As matrículas para o segundo semestre de 2012 serão realizadas de 22 a 27 de novembro. As aulas do segundo semestre do ano letivo de 2012 começarão em 3 de dezembro. Haverá também um recesso de final de ano (a partir do dia 24 de dezembro), com o reinício das aulas em 14 de janeiro. A previsão é que as aulas do segundo semestre de 2012 acabem em 25 de abril de 2013. Os exames finais acontecerão de 26 a 29 de abril, sendo o dia 2 de maio o prazo final para o lançamento de notas.

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – As aulas relativas ao primeiro semestre recomeçarão na próxima segunda-feira (24) e terminarão em 10 de novembro. Os exames finais ocorrerão de 19 a 23 de novembro. O último dia para o lançamento das notas será em 23 de novembro. Para quem passou direto no semestre, o recesso vai de 10 de novembro até o dia 10 de dezembro. As matrículas para o segundo semestre de 2012 serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro (alunos acompanhados) e de 6 a 9 de dezembro para os alunos regulares. As aulas do segundo semestre do ano letivo de 2012 começarão em 11 de dezembro. Haverá também um recesso de final de ano (a partir do dia 24 de dezembro), com o reinício das aulas em 7 de janeiro. A previsão é que as aulas do segundo semestre de 2012 acabem em 25 de abril de 2013. Os exames finais acontecerão de 26 a 30 de abril. Com relação ao vestibular, os aprovados terão de se adaptar ao novo calendário. As aulas para os calouros só começam, portanto, em maio de 2013.

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – Os docentes da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, decidiram suspender a greve na terça-feira (18). As aulas serão retomadas apenas no dia 1º de outubro. O novo calendário será definido pelo Conselho Universitário da Univasf na próxima semana.

Fonte: G1

 

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário