Unidade Móvel de Atendimento Médico atende mais de 200 pessoas em duas semanas de funcionamento

A Unidade Móvel de Atendimento Médico da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) completou, na última quinta-feira (16), o seu primeiro ciclo de atendimentos no distrito de Rajada. Na localidade, a ambulância equipada com um consultório médico visitou vários sítios e comunidades rurais, levando uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Em duas semanas de funcionamento, cerca de 240 usuários foram atendidos.

“Criamos um serviço que vai ao encontro do paciente. Esse era um desejo antigo do prefeito Julio Lossio que colocamos em prática. Em virtude da grande extensão territorial do Município de Petrolina, mesmo tendo muitas unidades de saúde, não conseguíamos chegar a todos os lugares, mas com a Unidade Móvel estamos mudando essa realidade”, relatou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta. Ainda em 2012, será disponibilizada também uma Unidade Móvel de Atendimento Odontológico para atender as comunidades rurais.

Para o médico Ariosvado Saraiva, a iniciativa é uma maneira de ampliar o acesso aos serviços de saúde. “A distância que precisam percorrer até o centro dos distritos e das cidades deixa essas pessoas carentes de atendimento médico. Quando chegamos às localidades somos bem recebidos e a comunidade fica agradecida, pois oferecemos o tratamento que precisam”, declarou o clínico geral que atende na Unidade Móvel. A equipe chega a atender uma média de 25 a 35 pessoas por dia em diversos procedimentos. “Realizamos o acolhimento, verificamos a pressão arterial do paciente, dispensamos medicamentos, o médico solicita os exames necessários etc. Todos os pacientes que nos procuram são atendidos e ficam satisfeitos ao final da consulta. Isso é gratificante”, enfatizou a técnica de enfermagem Creuza Coelho Rodrigues.

Depois de Rajada, a Unidade Móvel segue para o distrito de Uruás e logo estará também em outras localidades, como Tapera, Caititu e Pedrinhas, até retornar ao distrito onde iniciou o atendimento.

 Programação da Unidade Móvel – 23/02 a 01/03

 Uruás

 23/02 (quinta-feira) – Areais;

27/02 (segunda-feira) – Bom Jardim;

28/02 (terça-feira) – Malhadinha;

29/02 (quarta-feira) – Volta do Pascaio;

01/03 (quinta-feira) – Cruz de Salinas.

 Texto e Foto: Eneida Trindade

Deixe seu comentário