Universidade de Évora implanta cursos de especialização em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O vice-reitor e o diretor da escola doutoral da Universidade de Évora, em Portugal, Manuel Cancela e Soumodip Sarkar, estiveram em Petrolina na ultima quarta-feira (05) para negociarem a inclusão de novos cursos de especialização no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape).

Manuel Cancela explicou que as negociações com o IF já estão acertadas e que as aulas devem começar no próximo mês. “As aulas no Instituto Federal já devem começar em outubro em quatro cursos nas áreas de educação e gestão”, explicou o vice-reitor. Ele declarou ainda que os acordos com a Univasf e Facape preveem que os cursos sejam iniciados no próximo ano. “Conversamos com as duas universidades e já estamos estudando a possibilidade de trazermos mais especializações para Petrolina no início de 2013”, disse.

Na oportunidade, os docentes visitaram o prefeito municipal, Julio Lossio e entregam-lhe uma medalha. “Esta medalha representa a ligação direta entre Petrolina e Évora, é um gesto de amizade entre ambas cidades. Julio esteve em nossa Universidade conhecendo nossos projetos e hoje estamos retribuindo este carinho”, explicou o professor Soumodip Sarkar. Na oportunidade, o Prefeito Julio Lossio ressaltou a importância dessa cooperação com a Universidade de Évora e solicitou a inclusão de cursos de especialização que possibilitem o aperfeiçoamento dos professores da rede municipal de ensino.

A convite do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Évora, em Portugal, Julio Lossio participou de um workshop sobre Cidades Educadoras e Habitação do Espaço Público na cidade. Na oportunidade, o prefeito apresentou, em reunião com professores do departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Évora, solicitações para parcerias de programas de Mestrado e Doutorado com ênfase no melhoramento da eficiência agrícola. Ele falou ainda sobre a importância do intercâmbio com instituições como Facape, Univasf, IF Sertão, entre outras de Petrolina.

Durante a visita, o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, já havia cogitado a união entre as duas cidades. “Petrolina é uma cidade do Nordeste brasileiro, que tem, como Évora para o Alentejo, uma função central em relação a todo o Nordeste brasileiro e, com esta visita, surge a possibilidade de um conhecimento mais aprofundado entre as duas cidades onde possam nascer oportunidades de cooperação e desenvolvimento”, afirmou.

Para o assessor especial de Desenvolvimento Econômico de Petrolina, professor Emiliano Junior, a chegada de novas especializações na cidade representa o potencial de crescimento de Petrolina. “Cada vez mais universidades têm se interessado em inserir cursos na cidade. O número de estudantes de outras cidades tem aumentado consideravelmente, provando que Petrolina é um lugar que vai crescer bastante, principalmente através da implantação de novos cursos”, ressaltou.

Fonte: Ascom Prefeitura Petrolina

Blog do Banana

Related Posts

2 comentários

Carlos Antonio 12 de setembro de 2012 - 7:08

Homem volta para Portugal e resolve o problema de lá, porque o negocio lá esta é feio, eita Julio Lossio que adora vender fantasias.

Responder
Naja 12 de setembro de 2012 - 9:51

eita chororô dess turma azul.

Responder

Deixe um comentário