UPAE/IMIP de Petrolina realiza atividade relacionada ao Novembro Azul

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A equipe do Serviço Social e do Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, na última sexta-feira (17), uma atividade relacionada ao Novembro Azul – uma campanha nacional com abordagem às questões relacionadas ao câncer de próstata, que tem como objetivo promover uma mudança de paradigmas em relação aos cuidados com a saúde do homem.

Para falar sobre o tema e promover uma sensibilização, as profissionais realizaram uma palestra na recepção do ambulatório do serviço de especialidades. “Tentamos passar informações objetivas e orientações básicas a respeito do assunto, pois somos uma unidade de saúde que além de trabalhar com a assistência também busca atuar na prevenção”, esclarece a enfermeira-gerente do NEP, Martapolyana Torres.

Em valores absolutos, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde.

Têm-se observado um aumento nas taxas de incidência da doença no Brasil, mas isso pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. “Os homens costumam procurar o serviço de saúde apenas quando se sentem doentes, mas graças às campanhas e movimentos de conscientização isso tem mudado aos poucos. Aqui na UPAE, por exemplo, a gente sente uma procura crescente pelo serviço de urologia e isso é muito positivo”, avalia Martapolyana.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário