UPAE Petrolina oferece treinamento sobre Notificação Compulsória com a equipe do CEREST

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (NEP/UPAE) ofereceu, nesta quarta-feira (16), um treinamento sobre Notificação Compulsória de Doenças e Agravos em Saúde do Trabalhador com a enfermeira Fernanda Torres e a médica do trabalho, Izabel Ribeiro, ambas do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

O momento teve como público alvo a equipe de Enfermagem e de Segurança do Trabalho do serviço. Além do tema principal, as profissionais convidadas abordaram saúde e segurança do trabalhador, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e papel do CEREST.

Vale lembrar que a notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho é compulsória e obrigatória para os médicos e outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente, em conformidade com o art. 8º da Lei nº 6.259, de 30 de outubro de 1975.

A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial, preferencialmente, nas primeiras 24h (vinte e quatro horas).

É a partir da notificação compulsória que a vigilância epidemiológica e os órgãos competentes tomam medidas importantes de promoção, prevenção, proteção e controle de doenças e saúde do trabalhador, por exemplo.

É imprescindível para a saúde pública e está em consonância com o SUS.

“Em geral, nesse tipo de treinamento, abordamos as doenças e agravos a serem notificados, os fluxos, instrumentos de coleta e notificação, normas, e diretrizes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde”, esclarece a gerente do NEP, Andreska Ferreira.

Já a equipe do CEREST focou no despertar do olhar mais atento dos profissionais. “A notificação é necessária, inclusive, para garantir a nossa saúde e segurança. Então, pensemos nela como algo positivo dentro do serviço de saúde”, conclui a gerente.


Anna Monteiro
Assessoria de Comunicação

Related Posts